Consumidores mudaram a forma como pesquisam. Como pode a publicidade acompanhar?

O marketing de pesquisa deve maximizar a sua presença nos motores de pesquisa utilizados pelos consumidores de forma a chegar ao maior número de público, mas os meios pelos quais os consumidores podem encontrar produtos são cada vez mais.

O comportamento de pesquisa dos consumidores mudou: o leque de plataformas (pesquisa tradicional, redes sociais, retalho e smart TVs) que os consumidores utilizam para pesquisar e as razões pelas quais as escolhem, levou a que a Omnicom Media Group desenvolvesse um estudo – “The Future of Search” – que reflete essa mesma mudança.

A Inteligência Artificial (IA) generativa está a causar uma disrupção significativa na forma como as pesquisas são realizadas e, mediante todos estes factores, os profissionais de marketing devem adotar estratégias para se adaptarem, em vez de se concentrarem apenas num único canal.

Diz o estudo que a “pesquisa evoluiu de uma experiência prescritiva e amplamente partilhada para um conjunto fragmentado, complexo e variável de ações dos consumidores”. O comportamento de pesquisa também “está a aumentar no geral, devido à proliferação de dispositivos, à explosão de conteúdos, ao crescimento dos meios de consumo rápido e outros fatores”.

Assim sendo, a pesquisa “tradicional” continua a ser um elemento básico, mas está a “diversificar-se em diferentes ambientes, uma vez que os consumidores não acreditam na existência de uma ‘solução única’ para pesquisar – e estão confortáveis com isso”.

No que diz respeito à IA generativa, é importante notar que “está a reescrever as regras da pesquisa, à medida que as consultas se transformam em perguntas e a pesquisa se torna hiperpersonalizada”.

O que fazer para acompanhar estas mudanças?

Em primeiro lugar, estar atento ao que se passa. A cultura é uma lente fundamental para entender o mundo e impulsionar o sucesso empresarial, por isso é essencial acompanhar a sua constante evolução para identificar oportunidades emergentes e compreender as mudanças no ecossistema em crescimento das ferramentas e funcionalidades de pesquisa.

Antes, o foco era saber “o que” é que as pessoas pesquisavam, hoje em dia é o “como”. As ferramentas de IA, pesquisa visual e mecanismos de recomendação personalizados estão a remodelar a forma como
os consumidores interagem com a informação que lhes chega.

“De compras nas redes sociais para pesquisar objetos do mundo real através de smartphones, os limites entre descoberta, a compra e o engagement estão em colapso”, lê-se no relatório.

Assim, o estudo considera que o “futuro da pesquisa é claro: será imersivo, hiperpersonalizado e perfeitamente integrado à vida quotidiana”.

Recomendações: 

1. Coordenação estratégica e supervisão de processos
A redefinição da pesquisa exige uma nova liderança que coordene processos, identifique novas oportunidades e redefina a tomada de decisões, garantindo uma experiência otimizada para os consumidores e melhores resultados empresariais.

2. Alinhamento de conteúdos com a intenção do consumidor
À medida que a pesquisa se torna mais personalizada e imersiva, as organizações devem adaptar conteúdos criativos para corresponder às intenções dos utilizadores em diferentes plataformas. Conteúdos autênticos, interativos e adequados aos hábitos de consumo modernos devem ser desenvolvidos com uma abordagem transversal, garantindo que cada canal e plataforma é utilizado de forma otimizada. A tecnologia criativa, combinada com especialistas adequados, pode potencializar esta estratégia.

3. Medição transversal de plataformas
Com os consumidores a alternarem entre plataformas durante as suas pesquisas, é fundamental implementar um novo paradigma de medição. As marcas devem atualizar as suas abordagens de medição, garantindo que os dados de cada canal são capturados corretamente.

4. Inovação e assunção de riscos
Adotar uma abordagem de teste e aprendizagem em novos ambientes é vital para as marcas se manterem competitivas. Aproveitar as inovações em plataformas emergentes e estabelecer casos de uso de marketing que integrem IA generativa são passos cruciais para construir vantagem competitiva. Além de tudo isto, definir diretrizes organizacionais para o uso de IA permite criar estratégias robustas e explorar as oportunidades que esta tecnologia oferece.

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