Rebranding Bastarda: ‘Chegou ao fim a nossa fase de ‘adolescência”

No 7.º aniversário, a Bastarda celebra um marco importante na sua trajetória com o lançamento de um rebranding que reflete anos de crescimento e transformação. Entre as conquistas mais recentes estão o aumento da equipa, a criação de novos departamentos e a mudança de escritórios, sinais claros de uma ambição renovada.

Para conhecer de perto esta nova fase, CEO da Bastarda, David Beijoco, esteve à conversa com a Marketeer e partilhou a visão por detrás deste rebranding bem como os planos que definirão o futuro da empresa.

O que motivou o rebranding da Bastarda neste momento?

Desde o início, entendemos que a marca da Bastarda deveria acompanhar a evolução da nossa personalidade enquanto agência. O primeiro logótipo partia de um racional de desconstrução, algo que se foi transformando com o tempo.

Este rebranding reflete, por isso, o amadurecimento da agência e a necessidade de alinhar a nossa identidade àquilo que somos hoje: uma agência consolidada, com uma estrutura sólida, uma visão clara e um compromisso contínuo de nos desafiarmos, tanto a nós próprios como aos nossos clientes. Acreditamos que é neste desconforto criativo que encontramos o impulso para evoluir, mantendo sempre o foco em entregar valor real ao cliente.

Quais os principais fatores ou marcos de crescimento que sinalizaram que era a altura certa para esta transformação?

O último ano foi, acima de tudo, um período de consolidação. Investimos muita energia em repensar o nosso produto e em otimizar os processos que o sustentam. O rebranding surge, assim, como uma consequência natural deste crescimento e um reflexo da visão clara que temos para o futuro. A expansão da nossa equipa para mais de 70 profissionais – entre a Bastarda e as empresas que criámos para áreas especializadas -, o estabelecimento de parcerias internacionais e a diversificação dos serviços foram sinais claros de que atingimos um novo patamar.

Tudo isto veio reforçar a necessidade de reposicionar a nossa marca para refletir a solidez e a ambição que nos definem hoje, enquanto esta evolução nos obriga a encarar, de forma séria e madura, o lugar que queremos ocupar no panorama de agências – tanto a nível nacional como internacional.

Que mensagem pretende transmitir com esta nova identidade da Bastarda?

Esta nova identidade da Bastarda pretende reforçar a irreverência e o desconforto que sempre nos caracterizaram, destacando que estes traços convivem agora com uma visão madura, focada no valor que acrescentamos ao negócio dos nossos clientes.

Construímos uma agência que coloca a criatividade no centro do seu produto, mas que também investe significativamente em estratégia – através da aquisição de data – e em performance. Este equilíbrio entre ousadia criativa e rigor estratégico é o que define quem somos hoje.

O que mudou na essência da marca e como essa mudança reflete o percurso dos últimos sete anos?
A essência da marca Bastarda reflete a evolução da própria agência ao longo dos últimos sete anos. Começámos como um projeto ousado, desafiando convenções e com uma identidade desconstruída, alinhada com a nossa necessidade de explorar novas abordagens e fazer frente aos desafios do mercado.

Hoje, a Bastarda é uma agência consolidada, com uma estratégia clara e um compromisso constante em nos adaptarmos às necessidades e desafios dos nossos clientes, mas também às mudanças e exigências do mercado.

A nova identidade da Bastarda é um reflexo natural desta evolução. Continuamos a colocar a criatividade no centro do nosso trabalho, mas agora com uma abordagem mais estratégica e focada em resultados tangíveis.

A Bastarda é agora uma agência mais madura e sólida, mas sem perder a ousadia e o desconforto que nos definem, e que continuam a ser parte fundamental da nossa essência

Como foi o processo de rebranding?
O processo de rebranding começou com um exercício de introspeção. Voltamos a olhar para a agência, refletimos sobre o que ainda fazia sentido e o que já tinha evoluído para um estágio diferente.

Foi um processo altamente colaborativo: redefinimos os nossos valores, a nossa missão e o ADN da agência. Com base nessas conclusões, começamos a trabalhar a nova imagem, com o objetivo de equilibrar a essência criativa da Bastarda com a necessidade de comunicar a nossa maturidade e a visão para o futuro.

De que forma o rebranding se alinha com os planos futuros da Bastarda?

Chegou ao fim a nossa fase de “adolescência”. O rebranding marca o pontapé de saída para uma nova fase da agência e queremos, agora, entrar na vida adulta com os traços que nos diferenciam, mas com um caminho claro e bem definido para o que queremos ser amanhã.

Temos um plano de investimento robusto focado em áreas estratégicas e uma visão clara de como queremos expandir a nossa presença e conquistar um posicionamento voltado, também, para o mercado internacional.

O novo posicionamento reflete mudanças estratégicas nos serviços ou na forma como se relacionam com os clientes?

2024 foi um ano de reflexão profunda na nossa equipa e no nosso produto. Durante este período, desenvolvemos um mapa de otimizações que queremos implementar ao longo deste ano.

O objetivo principal para 2025 é investir fortemente na formação da nossa equipa e na melhoria contínua do nosso serviço – tanto no impacto criativo que geramos quanto na efetividade que ele tem no negócio dos nossos clientes.

O aumento da equipa e a criação de novos departamentos foram conquistas importantes. Como estas mudanças contribuíram para o crescimento da Bastarda?

Acreditamos que, para se trabalhar eficazmente na comunicaçãoo, é essencial ter know-how em várias áreas que operem em sincronia, oferecendo uma abordagem integrada e global. Nesse sentido, e para atingirmos os nossos objetivos, fomos desafiados a investir em departamentos-chave como estratégia, audiovisual, performance e tecnologia.

Estes investimentos não apenas nos permitiram alavancar o nosso crescimento, mas também fortaleceram a nossa capacidade de oferecer soluções flexíveis e personalizadas, alinhadas com as necessidades dos nossos clientes em um cenário global. Ao expandirmos a nossa equipa e diversificarmos os nossos departamentos, conseguimos criar uma estrutura robusta que nos permite ser mais ágeis e inovadores, enquanto mantemos o foco na entrega de valor real e no impacto positivo nos negócios dos nossos clientes.

Que impacto tiveram na forma como entregam valor aos clientes e nos resultados da empresa?
O aumento da equipa e a criação de novos departamentos tiveram um impacto significativo na forma como entregamos valor aos nossos clientes e nos resultados da empresa, permitindo-nos oferecer soluções mais completas e integradas, adaptadas às necessidades específicas de cada cliente.

Com a formação de departamentos especializados, conseguimos aprofundar o know-how em diversas áreas, que resultaram numa maior capacidade de execução e na melhoria contínua da nossa oferta. Este crescimento interno fortaleceu, também, a nossa capacidade de atender clientes de diferentes setores, aumentando a nossa flexibilidade e eficácia na criaçãoo de estratégias personalizadas.

A mudança para novas instalações também é um marco simbólico. De que forma este espaço reflete a nova etapa da Bastarda?

A mudança para os novos escritórios foi fundamental para preparar a Bastarda para o futuro. Não só reforça a ambição que nos impulsiona diariamente, como oferece a estrutura necessária para sustentar o nosso crescimento contínuo, impactando positivamente a equipa e os nossos clientes.

O novo espaço foi cuidadosamente pensado para refletir a agência: moderno, funcional e alinhado com a nossa identidade criativa. Mais do que um local de trabalho, é um ambiente que promove a colaboração, dinamismo e inovação, ao mesmo tempo que reforça a nossa visão de futuro e cria todas as condições para que continuemos a crescer e a entregar valor.

O ambiente físico desempenha algum papel na cultura organizacional e no futuro que idealizam?
Adotamos um modelo de trabalho híbrido, mas continuamos cientes que o espaço físico tem um papel importante na nossa cultura organizacional. O ambiente físico deve ser um reflexo da nossa identidade e visão para o futuro… mas também tem de passar uma sensação agradável a toda a equipa.

Ao mesmo tempo, reconhecemos que o trabalho remoto é uma realidade cada vez mais presente e, por isso, estamos a investir em ferramentas que otimizem e agilizem esse modelo. A nossa prioridade é garantir que a equipa tenha acesso a recursos que possibilitem uma performance de excelência, sem comprometer a qualidade de vida que queremos promover para todos os membros da Bastarda.

O rebranding será inicialmente apresentado internamente. Como planeiam envolver a equipa neste novo capítulo da marca?
D: O rebranding já foi apresentado a toda a equipa e o feedback foi extremamente positivo. Não se trata apenas de um novo logótipo, mas de uma mudança na forma como nos vemos e como queremos ser vistos. A equipa é a base dessa mudança e o nosso compromisso é envolver cada um de forma a reforçar o sentido de pertencimento e de partilha deste novo capítulo na história da Bastarda.

Olhando para os próximos anos, que conquistas ou transformações esperam alcançar para continuar a crescer e inovar no mercado?

D: No momento de criação da Bastarda, foi definido que a nossa marca iria evoluir conforme a maturidade da agência. Ao longo dos últimos anos, procuramos crescer ao lado dos nossos clientes e enfrentamos os desafios impostos pelo mercado da publicidade. Hoje, com a convicção de que a adaptação e a evolução são constantes, sentimos que o fazemos de uma forma mais madura e sólida.

Nos próximos anos, temos como objetivo consolidar ainda mais a nossa presença internacional, fortalecer parcerias estratégicas e explorar novas tecnologias e formatos criativos. Queremos continuar a ser uma referência em comunicação disruptiva, capaz de gerar impacto e inovação, acompanhando ativamente as mudanças e os desafios que o mercado exige.

Além disso, acreditamos que devemos ter um papel ativo na promoção de conversas capazes de formar uma comunidade mais informada e envolvida com os desafios da comunicação e o papel das agências. Para isso, pretendemos criar diversos momentos ao longo do ano para fomentar esse diálogo e partilhar conhecimento.

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