Microsoft aposta em nova estratégia no Bing para confundir utilizadores e afastá-los do Google
A Microsoft voltou a surpreender com uma estratégia criativa – e controversa – para atrair utilizadores para o Bing, o seu motor de busca. Recentemente, quem pesquisa “Google” no Bing, sem estar lidado a uma conta Microsoft, encontra uma página de resultados que se assemelha ao design da interface do Google. Tanto a barra de pesquisa como o “Google Doodle” adaptado, levam o utilizador para experiência em quase tudo semelhante à empresa Google.
A tática inclui até uma página que desliza automaticamente para esconder a barra de pesquisa tradicional do Bing, destacando a interface inspirada no Google. Apesar disso, os resultados apresentados continuam a ser manifestamente insuficientes. Este design especial aparece especialmente em novos dispositivos com o navegador Microsoft Edge, incentivando os utilizadores a permanecerem no ecossistema da empresa, mas é o Google que continua a dominar.
Parisa Tabriz, responsável pelo Chrome na Google, criticou a abordagem, através de um post na rede X, em que descreveu a manobra como “mais um truque na longa história da Microsoft para confundir utilizadores e limitar escolhas”.
Esta não é a primeira vez que a Microsoft recorre a estratégias polémicas. A empresa já alterou páginas de download do Chrome, implementou anúncios pop-up no Windows, inseriu inquéritos para desencorajar a instalação do navegador rival e até utilizou notificações semelhantes a malware. Todas estas medidas com o objetivo claro de manter os utilizadores no Bing e no navegador Edge.
O Google, por sua vez, também utiliza notificações em seus sites para promover o Chrome, mas as suas iniciativas são vistas como menos intrusivas. A rivalidade entre as duas empresas pela preferência dos utilizadores continua a intensificar-se. Embora a estratégia da Microsoft divida opiniões, é inegável que reforça o foco da empresa em competir de forma agressiva contra o domínio do Google no mercado de motores de busca.