Tiago de Castro Tarracha, Managing Partner da NERVO: ‘A sustentabilidade vai estar no centro de tudo’
Tiago de Castro Tarracha, Managing Partner da NERVO, da WYgroup, aborda nesta entrevista à Marketeer as expectativas da agência para o novo ano que acaba de entrar, destacando a importância da inovação, da sustentabilidade e da integração estratégica de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, nos seus projetos.
Com uma visão sólida sobre as tendências de mercado e o impacto cultural dos eventos, Tiago Tarracha revela como a sua empresa se está a preparar para enfrentar os desafios do setor, enquanto continua a criar experiências marcantes e a fortalecer parcerias que impulsionam a criatividade e o crescimento.
Com o início de 2025, que expectativas tem a NERVO para a evolução do setor e como estão a preparar a equipa e os projetos para responder às dinâmicas do mercado?
Acreditamos sempre que um novo ano traz novas oportunidades e possibilidades de crescimento. Por um lado, 2025 será a continuação de projetos que tanto nos orgulham e que refletem o empenho e criatividade da nossa equipa. Por outro, estamos entusiasmados com os novos desafios e oportunidades que os nossos clientes, e até novos clientes, nos confiam. Nunca começamos um ano com tantos pitch novos e desafiantes.
Desde o período pós-pandémico, temos sentido uma evolução positiva no setor, tanto pelo surgimento de formatos mais inovadores e diferenciadores, como – e muito importante – pela valorização crescente da relação de respeito e colaboração entre cliente e agência.
Na NERVO, a preparação para responder às dinâmicas do mercado passa por um trabalho diário e contínuo junto da nossa equipa, dos clientes e, claro, dos nossos parceiros, que desempenham um papel fundamental no sucesso dos projetos. Estamos sempre focados em atingir melhores resultados, e além do empenho e dedicação de cada um, temos apostado de forma consistente na formação, pois acreditamos que o desenvolvimento individual é essencial para o crescimento coletivo.
Estamos prontos para fazer de 2025 um ano de novas conquistas e impacto positivo no setor.
A inteligência artificial é cada vez mais uma ferramenta acessível e utilizada no setor criativo. De que forma a NERVO está a integrar a IA nos seus processos e projetos?
A IA tem sido, sem dúvida, uma ferramenta cada vez mais presente no setor criativo, e na NERVO vemos essa evolução como uma aliada, não como uma ameaça. Estamos a integrar a inteligência artificial de forma estratégica, usando-a como um suporte para potenciar a criatividade humana, e não para a substituir. No último ano, juntamente com a Lisbon Digital School, tivemos formações intensas nesta área e com resultados muitos interessantes.
Nos nossos processos internos, a IA tem sido uma ajuda em fases como a pesquisa, a organização de insights e a automatização de tarefas mais repetitivas, libertando tempo para que a equipa possa focar-se no que realmente importa: ideias originais e impactantes.
Ao nível dos projetos, estamos a explorar ferramentas que permitem criar simulações visuais, gerar conceitos criativos iniciais e até personalizar campanhas de forma mais ágil e data-driven. No entanto, o toque humano continua a ser o que define o ADN da NERVO. A IA é vista como uma ferramenta para ampliar as possibilidades, sem comprometer a autenticidade e a emoção que colocamos em cada projecto..
O nosso foco tem sido equilibrar inovação tecnológica com criatividade genuína, sempre com o objetivo de entregar projetos que surpreendem e criam ligações reais com o público.
Na prática, de que forma ferramentas de IA têm estado presentes nos vossos projetos e eventos?
Temos integrado a IA nos nossos eventos e ativações de marca para criar experiências mais envolventes e personalizadas, sem perder o foco no impacto emocional. Por exemplo, já utilizámos IA para gerar conteúdos visuais dinâmicos e interativos, como projeções que se adaptam ao público em tempo real e filtros personalizados para redes sociais, tornando a experiência mais partilhável e memorável. E se o partilhável continua a ser importante.
Além disso, exploramos a personalização em tempo real, como brindes ou mensagens geradas de forma única a partir das interações do público – porque quando a experiência parece feita à medida, a ligação com a marca torna-se muito mais forte.
No entanto, e de um ponto de vista de quem gere projectos e orçamentos diariamente, um dos desafios mais complexos que enfrentamos é o equilíbrio entre inovação e budget. Nem sempre estas ferramentas avançadas cabem dentro das realidades financeiras dos nossos clientes, o que nos obriga a ser criativos também na gestão dos recursos. Estamos constantemente à procura de soluções equilibradas, onde a tecnologia eleve a experiência sem comprometer o orçamento: afinal, a criatividade não tem de ser cara para ser impactante.
Quais são as implicações para a NERVO e o setor perante as incertezas sobre o futuro do Festival Sudoeste e do Super Bock em 2025?
Além de serem dois dos maiores festivais nacionais, o Sudoeste e o Super Bock Super Rock são verdadeiros marcos na história da música ao vivo em Portugal. O próprio Sudoeste já passou por várias fases e soube adaptar-se às diferentes gerações e tendências musicais, e acreditamos que ambos têm tudo para continuar a evoluir, seja com novos formatos, públicos renovados ou até um regresso às raízes, mas sempre acompanhando um público cada vez mais exigente.
Para a NERVO, estes festivais não são apenas parte do nosso portfólio – fazem parte da nossa história e da paixão que temos pela produção de eventos. São momentos intensos, cheios de desafios, mas também de histórias incríveis para contar. No Sudoeste, por exemplo, tivemos o privilégio de trabalhar durante 5 edições consecutivas e de deixar a nossa marca em projetos como a renovação dos chuveiros e a transformação do palco secundário. É impossível não ficar de olho no que vem aí e sentir alguma preocupação sobre o futuro.
A verdade é que o setor dos festivais cresceu a olhos vistos. Segundo a APORFEST, em 2016 realizaram-se 210 festivais de música em Portugal e, em 2023, esse número saltou para 309 – um aumento de cerca de 50% em menos de uma década!
Na NERVO, temos acompanhado de perto essa evolução, tanto na forma como apresentamos soluções criativas para ativações de marca, como nos visuais de comunicação que desenvolvemos para cada evento. Só em 2024, estivemos presentes em 7 dos maiores festivais do país, com mais de dez marcas e abordagens super diversificadas: desde ativações móveis, pórticos de entrada e zonas VIP, até gestão de bares, stands e passatempos digitais. Tudo com o mesmo propósito: colocar a marca ao serviço do público e criar experiências memoráveis.
Independentemente dos desafios, continuamos a acreditar que os festivais são espaços essenciais de cultura e conexão, e estamos prontos para ajudar a construir o futuro deste setor, com a criatividade, a energia e os nervos que ele merece.
Estes festivais representam uma parte significativa do calendário cultural. Que soluções criativas ou alternativas estão a ser exploradas para preencher esse vazio no mercado?
Estes festivais são, sem dúvida, uma parte essencial do calendário cultural nacional e, até prova em contrário, acreditamos que vão continuar a marcar presença nos próximos anos.
O mercado dos festivais de música ao vivo, especialmente no verão, é sempre super intenso, com datas muitas vezes a sobreporem-se. Para ter uma ideia, no fim de semana em que tradicionalmente acontece o Super Bock Super Rock, já estão anunciados o Meo Marés Vivas, em Vila Nova de Gaia, e o EA Live, em Évora. Da mesma forma, no período habitual do NOS Alive, o AfroNation, em Portimão, também já tem data marcada.
Ou seja, (in)felizmente, alternativas para o público não vão faltar. A oferta continua diversificada e cheia de propostas incríveis — o desafio é garantir que cada evento consegue manter a sua identidade e o impacto cultural que o distingue.
Quais considera serem as grandes tendências de mercado para 2025, especialmente nas áreas de comunicação, eventos e entretenimento?
Para 2025, vejo três grandes tendências, até no seguimento do que já falamos:
- Experiências Imersivas com IA: A combinação de inteligência artificial com experiências imersivas vai ser um grande destaque. Eventos mais interativos e personalizados, com o uso da IA para criar experiências únicas e conectar de forma mais direta com o público.
- Personalização ao Máximo: O público está cada vez mais exigente e espera algo feito à sua medida, para si. As marcas terão que se conectar de forma mais pessoal e emocional, criando experiências que falem diretamente com cada indivíduo.
- Sustentabilidade: Não é mais uma escolha, é uma necessidade. A sustentabilidade vai estar no centro de tudo, com marcas, eventos, agências e todos os parceiros de produção, a adotar práticas mais conscientes e transparentes.
Sendo a sustentabilidade uma tendência e um tema relevante em todos os setores. Como é que a NERVO está a incorporar práticas sustentáveis no seu trabalho?
Na NERVO, a sustentabilidade é uma prioridade que procuramos integrar em tudo o que fazemos, desde a escolha de materiais até a forma como gerimos os nossos eventos e projetos. Não se trata apenas de uma tendência, mas de uma responsabilidade com o nosso impacto no mundo.
Em cada projeto, trabalhamos para reduzir o desperdício e escolher soluções mais eco-friendly. Por exemplo, optamos por materiais reutilizáveis e recicláveis em ativações de marca e sempre que possível, procuramos reduzir o uso de plásticos e descartáveis. Além disso, temos investido em práticas mais eficientes de transporte e logística, para minimizar a pegada de carbono dos nossos eventos. Se é fácil? Não, ainda há grandes passos a dar na área de produção de materiais de evento. Se temos evoluído? Tentamos todos os dias.
A sustentabilidade também se reflete no modo como escolhemos e trabalhamos com nossos parceiros. Procuramos alinhar-nos com parceiros que compartilham dos mesmos valores e têm compromisso com práticas responsáveis.
Existem mudanças no comportamento do público ou tecnologias emergentes que estão a moldar as vossas estratégias para o próximo ano?
Se as novas tecnologias mudaram a nossa maneira de trabalhar, também mudam o comportamento dos públicos, que agora exigem experiências mais ricas, personalizadas e únicas. Já não basta o simples espetáculo. Velhos os tempos em que num festival de música o mais importante era apenas a música. Hoje em dia, o palco é uma junção de música, conteúdos de vídeo, iluminação, efeitos especiais e, claro, a interação com o público.
O público de hoje espera ser parte da experiência, quer algo que o envolva de forma mais profunda. Desde ativações interativas a conteúdos digitais exclusivos, a tecnologia permite criar momentos inesquecíveis e autênticos que vão além da performance ao vivo. Isso tem feito com que a forma como pensamos os eventos mude completamente, de uma forma mais integrada e multidimensional.
Por isso, para o próximo ano, as nossas estratégias estão fortemente focadas em usar a tecnologia para criar experiências imersivas e personalizadas, seja em festivais, ativações de marca ou outros projetos. No final de 2024, o WYgroup – holding a qual a NERVO pertence – criou equipa especializada para acompanhar estas tendências. E não podemos esquecer que, mesmo com toda a inovação, o toque humano e a autenticidade continuam a ser o que realmente cativa e conecta o público.
Há novos padrões ou exigências no mercado que estão a influenciar o planeamento de eventos e campanhas?
Os nossos clientes e o público em geral estão cada vez mais exigentes, ou pela maior informação que possuem ou simplesmente pelo crescimento que o mercado está a exigir. Por exemplos, nos dias em que correm, há uma grande preocupação com a protecao de dados e a segurança de informação. Há alguns anos antecipamo-nos a esta exigência e o O WYgroup está na vanguarda da gestão da segurança da informação com certificação ISO 27001. É o primeiro grupo de comunicação empresarial português reconhecido pela norma internacional.
Que projetos ou colaborações aguardam com maior expectativa e que impacto esperam alcançar no mercado este ano?
O segredo é a alma do negócio, mas mais do que isso, ainda é cedo para comunicar as parcerias que vamos ter em 2025. No entanto, podemos adiantar que estamos a trabalhar em colaborações muito promissoras que, com certeza, vão impulsionar o nosso crescimento. Essas parcerias vão trazer novos projetos e clientes, permitindo-nos explorar ainda mais a nossa criatividade e alcançar resultados ainda mais impactantes. O nosso foco para este ano é continuar a inovar, criar experiências inesquecíveis e consolidar a nossa presença no mercado com soluções que façam a diferença para as marcas e o público. Não menos importante, estamos sempre focados na felicidade da nossa equipa que nos tem permitido estar no top 20 das empresas do Hapiness Works.
Estamos muito entusiasmados com as possibilidades e prontos para fazer de 2025 um ano, no mínimo, épico.