Jaba Recordati: O futuro constrói-se agora

A sustentabilidade é um dos pilares centrais da actuação da Jaba Recordati, reflectindo o compromisso da empresa com práticas responsáveis e inovadoras. Com iniciativas que abrangem desde a redução de emissões de carbono até ao apoio a comunidades vulneráveis, a empresa assume um papel activo na protecção ambiental e no bem-estar social. Rui Rijo Ferreira, director de Marketing, explica como transformam esses valores em acções concretas, tanto em Portugal como nos mercados globais onde operam.

«Com uma longa história de paixão pelo empreendedorismo e uma forte reputação e vontade de crescimento contínuo, a Jaba Recordati cria valor de forma ética, sustentada e duradoura, respeitando as leis e regulamentações dos países onde opera e protegendo as pessoas e o ambiente, enquanto fornece produtos seguros e de alta qualidade», destaca Rui Rijo Ferreira. A estratégia de sustentabilidade da empresa é estruturada em cinco pilares fundamentais: Pacientes, Pessoas, Protecção Ambiental, Relações e Parcerias Responsáveis, e Ética e Integridade. Estes pilares não só norteiam a actuação da Jaba Recordati em Portugal, mas também são utilizados para partilhar a sua trajectória com todos os stakeholders.

PROTEGER O AMBIENTE

Um exemplo dos compromissos assumidos em Portugal relativamente à redução de emissões de carbono e ao uso responsável de recursos naturais é a frota automóvel da Jaba Recordati, que hoje conta com uma quota de 40% de veículos totalmente eléctrica e 20% híbrida. «Só não conseguimos ter uma frota 100% eléctrica/híbrida devido a constrangimentos de cobertura do território nacional de carregadores eléctricos», explica o director de Marketing.

Embora a filial portuguesa da Jaba Recordati seja 100% comercial, sem actividade produtiva ou de investigação, e não precise lidar com gestão de resíduos e substâncias químicas, a preocupação ambiental mantém-se. A empresa exige que os parceiros de armazenagem e distribuição estejam alinhados com as orientações ESG, algo que é controlado através de auditorias periódicas. Simultaneamente, a empresa é participante activa em todas as iniciativas levadas a cabo pela Apifarma (Associação da Indústria Farmacêutica) e colabora ainda com a Valormed, que actua junto das farmácias.

A transparência e a partilha de valores são fundamentais na escolha de fornecedores e parceiros comerciais. Para a Jaba Recordati, a confiança, o respeito pelo ambiente e os princípios éticos são essenciais ao longo de toda a cadeia de valor. «Estes critérios garantem que as nossas práticas sustentáveis são implementadas em todas as etapas do processo», sublinha Rui Rijo Ferreira.

INOVAR NOS PROCESSOS

A Jaba Recordati está permanentemente dedicada e aberta a parcerias para descobrir e desenvolver produtos inovadores de valor acrescentado que promovam um aumento da esperança de vida com uma maior e melhor qualidade. Segundo o director de Marketing, «desejamos proporcionar aos doentes um rápido e amplo acesso aos nossos produtos, privilegiando sempre as formas e métodos que nos permitam criar medicamentos mais eficientes e menos poluentes».

A empresa está constantemente em busca de parcerias para o desenvolvimento de produtos farmacêuticos mais eficientes e sustentáveis. «Privilegiamos o uso da biotecnologia nos processos de pesquisa e desenvolvimento, e adoptamos fontes de energia renováveis na produção», afirma. Além disso, a empresa investe em métodos que promovem a reciclagem de água e a redução de emissões nos processos produtivos.

Também há um investimento na utilização de embalagens biodegradáveis, sempre que a regulamentação o permite. «A política do medicamento implica, ao nível da embalagem primária e secundária, um conjunto de exigências que limitam muito as nossas opções, mas sempre que tal nos é possível procuramos alternativas mais amigas do ambiente. Por exemplo, em 2024, lançámos um novo produto, Magnésio Supremo®, cuja fórmula original é composta por carbonato de magnésio de origem marinha e ácido cítrico de origem vegetal. Por outras palavras, um produto de origem totalmente natural e cuja embalagem é reciclável.»

TRANSFORMAR VIDAS

A responsabilidade social corporativa é outra área de grande foco para a Jaba Recordati. Entre 2021 e 2023, internacionalmente a empresa plantou mais de 14 mil árvores e fez donativos que totalizam 4,8 milhões de euros, contribuindo para o bem-estar das comunidades onde opera. Um dos projectos mais emblemáticos é o Prémio Arrigo Recordati, criado para incentivar a investigação científica no campo das doenças raras. «A nível nacional, temos um programa designado por Recordati Care, cujo objectivo é desenhar um plano anual de actividade com o propósito de envolver a empresa e os seus colaboradores, de forma voluntária, na melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população, estando presentes de uma forma activa e responsável na sociedade. A título de exemplo, no âmbito deste projecto, todos os que se voluntariaram em 2024, comemoraram o dia de São Martinho na Casa de Saúde do Telhal, possibilitando aos nossos colaboradores e aos utentes, desta instituição dedicada à saúde mental, a vivência conjunta de um dia diferente, onde puderam exercer uma variedade de actividades, desde a prática desportiva a iniciativas lúdicas e culturais», refere Rui Rijo Ferreira.

A empresa também apoia comunidades locais através de parcerias com fundações e associações, promovendo a literacia em saúde e a sensibilização para doenças como a Hiperplasia Benigna da Próstata. A Corrida da Próstata, organizada em conjunto com o Instituto da Próstata, Associação Portuguesa de Doentes da Próstata e a Associação de Atletismo de Lisboa, é um exemplo do seu empenho em causas de saúde pública.

A Jaba Recordati também procura fazer a diferença online, com dois websites de conteúdos, um dedicado à saúde infantil, “Bolas de Sabão”, e outro à saúde digestiva, “Mais Olhos que Barriga”.

Adicionalmente, o programa “Patient Assistance Program” suporta directamente 1100 doentes afectados com doenças raras, comparticipando os custos de medicação. «De uma forma menos instituída, participamos e apoiamos diversas iniciativas de terceiros, com donativos de medicamentos a populações vulneráveis, nomeadamente nos PALOP», assegura Rui Rijo Ferreira.

A educação para práticas sustentáveis é outro foco da Jaba Recordati. A empresa colabora com as autoridades e a Apifarma na promoção do uso responsável de medicamentos. Relativamente ao impacto ambiental do descarte inadequado de fármacos, todos os medicamentos devolvidos devido a prazos de validade ou defeitos, nomeadamente de transporte, são tratados internamente, de acordo com procedimentos rigorosos que cumprem todos os requisitos de protecção ambiental.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e responsabilidade social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 341) da Marketeer.

Artigos relacionados