Inteligência artificial é o novo aliado dos consumidores na arte de oferecer presentes este Natal

Com a Inteligência Artificial (IA) a assumir um papel de destaque, os consumidores estão a encontrar nas ferramentas de inteligência artificial o parceiro ideal para uma experiência de compra mais personalizada e eficiente. Nesse sentido, o Natal de 2024 promete ser revolucionário no que toca à forma como escolhemos presentes.

Desde assistentes virtuais às plataformas alimentadas por IA, estas tecnologias estão a redefinir o panorama do comércio, proporcionando recomendações à medida e otimizando cada passo do processo de compra.

Um estudo recente da Infobip revela que, no México, cerca de 60% dos millennials já recorrem a chatbots para sugerir e adquirir presentes de Natal. Estes assistentes digitais desempenham o papel de conselheiros virtuais, ajudando os utilizadores a explorar catálogos, filtrar opções com base em interesses específicos e definir orçamentos para encontrar o presente ideal.

Um outro estudo global de setembro da Fiverr revelou que 70% dos retalhistas estão a investir em tecnologias de IA e mais de metade dos consumidores da Geração Z já recorrem a esta ferramenta para facilitar as compras de fim de ano – seja para encontrar os melhores preços (17%), descobrir novas ideias de presentes (22%) ou até mesmo personalizar presentes (18%) .

E a sua utilidade não acaba na compra: os chatbots também têm um impacto positivo no pós-venda, gerindo devoluções e trocas de forma prática e eficiente.

Quanto aos presentes que marcam a diferença em 2024, as pesquisas em plataformas de IA, como o ChatGPT da OpenAI, têm vindo a identificar as tendências mais populares para este Natal. Entre os destaques estão gadgets tecnológicos personalizados, experiências e ofertas como subscrições de serviços de streaming, experiências gastronómicas ou escapadelas de fim de semana, produtos ecológicos e sustentáveis e brinquedos educativos e tecnológicos. 

A IA tem sido crucial para identificar estas tendências e oferecer recomendações ajustadas às preferências do destinatário, considerando aspectos como os hobbies ou as cores preferidas.

Millennials: O novo paradigma dos presentes

As gerações mais jovens estão a liderar uma mudança no significado atribuído aos presentes de Natal. De acordo com o relatório “Digital Generation” da Accenture, 75% dos consumidores preferem ofertas que proporcionem experiências significativas em vez de bens materiais.

Este foco na personalização está a moldar o mercado, e a IA tem sido um catalisador. Além de transformar a experiência de compra, as ferramentas digitais agilizam processos logísticos como atualizações de envio e recolha de devoluções diretamente em casa.

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