Se o seu telemóvel começar a fazer isto, fique de olho na sua conta à ordem
Já ouviu fala na troca de SIM?
A troca de SIM é uma técnica que se tem tornado cada vez mais popular entre os cibercriminosos e que consiste na duplicação fraudulenta do cartão SIM de um telemóvel.
Isto ajuda os cibercriminosos, que anteriormente se fizeram passar pela vítima junto da companhia telefónica e obtiveram uma cópia do cartão SIM, a bloquear o serviço telefónico da pessoa que vão roubar e, assim, a assumir o controlo da sua conta bancária online utilizando o SMS de verificação.
Como podem passar por si?
Aqui, os cibercriminosos têm uma enorme variedade de formas através das quais podem obter as suas informações pessoais para se fazerem passar por si. Algumas das técnicas consistem em ataques de engenharia social, onde a vítima introduz os seus dados, como o seu bilhete de identidade ou número de contrato, através de chamadas, SMS ou e-mails fraudulentos.
E como sempre, existe também a ameaça de descarregar malware ou instalar um vírus ao abrir um documento ou link que recebemos.
Como perceber e prevenir estes ataques
Felizmente, há uma indicação clara de que o seu SIM foi duplicado. Se detetar que o seu telemóvel ficou sem cobertura sem motivo aparente, é melhor contactar a sua operadora. Caso confirmem que foi feita uma segunda via, a primeira coisa que deve fazer é alterar as credenciais de acesso à sua conta bancária e contactar o seu banco a explicar o sucedido.
No que diz respeito à prevenção, é fundamental que nunca forneça os seus dados pessoais ou bancários através de links incluídos em emails ou SMS suspeitos ou em chamadas não solicitadas.
Ao mesmo tempo, deve ter cuidado com o que publica nas suas redes sociais, sendo sempre aconselhável controlar quem tem acesso às mesmas, configurando a privacidade dos seus perfis. E outro dos erros mais comuns é introduzir informações confidenciais de acesso enquanto se está ligado a uma rede WiFi pública.