Bitcoin em alta: Marcas de luxo surfam a onda das criptomoedas
A ascensão do valor do Bitcoin e de outras criptomoedas tem chamado a atenção de marcas de luxo e grandes retalhistas, levando-as a adotar este meio de pagamento para atrair consumidores abastados. Recentemente, o interesse por pagamentos digitais tem vindo a crescer entre empresas que procuram novas fontes de receita e fidelizar investidores em criptomoedas.
Algumas marcas já começaram a explorar este universo, como revela a ‘Reuters’. A Gucci e a Balenciaga, do grupo Kering, bem como as marcas de relógios Hublot e Tag Heuer, da LVMH, estão entre as pioneiras nesta tendência. Agora, a loja de departamentos francesa Printemps deu um passo em frente, tornando-se a primeira do seu género na Europa a aceitar Bitcoin e Ethereum como formas de pagamento nas suas lojas. Esta parceria com a Binance, a maior exchange de criptomoedas do mundo, e a fintech francesa Lyzi foi anunciada durante a valorização histórica da Bitcoin, que ultrapassou os 107.000 dólares.
O presidente da Binance France, David Princay, revelou que outras marcas de luxo estão interessadas em seguir o mesmo caminho, reforçando que “houve um aumento significativo de interesse”.
A fabricante de artigos de luxo ST Dupont já anunciou que pretende aceitar criptomoedas em duas lojas em Paris antes do Natal, enquanto a Virgin Voyages introduziu um passe anual de cruzeiro por 120.000 dólares, que pode ser pago em Bitcoin.
Embora o uso de criptomoedas como meio de pagamento ainda enfrente desafios — incluindo alta volatilidade e incertezas regulatórias —, a narrativa em torno da blockchain está a evoluir, segundo especialistas da S&P Global Ratings. Para muitas marcas, a possibilidade de reconverter rapidamente os fundos para moedas fiduciárias ajuda a mitigar os riscos.