Marcas de luxo adotam bitcoin. Terá chegado a nova era dos pagamentos em criptomoeda?
A subida em flecha do valor da bitcoin chamou a atenção de marcas e retalhistas de moda de topo de gama, suscitando um maior interesse em oferecer criptomoedas como meio de pagamento para explorar novas bolsas de riqueza e fidelizar os investidores em criptomoedas.
Até há bem pouco tempo somente algumas marcas de luxo, incluindo a LVMH, experimentaram ofertas de pagamento criptográfico.
“Houve algumas ligações – isso gerou interesse”, disse David Princay, presidente da Binance France, que disse que a empresa está em negociações com outras marcas de luxo.
O fabricante de isqueiros e canetas de luxo S.T. Dupont disse, à agência Reuters, que pretendia aceitar pagamentos em criptomoedas em duas lojas de Paris.
No domínio das experiências, a empresa de cruzeiros Virgin Voyages começou este mês a oferecer o seu primeiro produto que aceita bitcoin como opção de pagamento – um passe anual de $ 120,000 para, até um ano de navegação, nos seus navios de cruzeiro.
Os reguladores há muito que alertaram para o facto de as criptomoedas como a bitcoin serem ativos de alto risco, com utilizações limitadas no mundo real. A elevada volatilidade tem sido outro obstáculo à sua adoção generalizada como meio de pagamento.
Mas as promessas de apoio do Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que deverá introduzir uma regulamentação mais favorável às moedas electrónicas, alimentaram a subida recorde da bitcoin. Os analistas da S&P dizem que a narrativa está a começar a mudar, observando que a inovação da cadeia de blocos nos mercados financeiros pode aumentar a previsibilidade das criptomoedas.
As marcas de luxo há muito que procuram atender aos compradores abastados da indústria de tecnologia abrindo lojas em shoppings sofisticados de Sillicon Valley.
Agora, a nova riqueza gerada pelos recentes aumentos da bitcoin – ultrapassando os 107.000 dólares na segunda-feira – surge num momento em que a indústria do luxo enfrenta a sua maior queda em anos e procura novas fontes de crescimento.