Adeus, selfies! Portofino combate o turismo de massas com novas regras para os visitantes
Portofino, a idílica cidade pitoresca na Riviera Italiana, tem adotado medidas para limitar os efeitos do turismo de massas, um fenómeno que tem gerado repercussões significativas na região.
De acordo com o Euronews, o município decidiu implementar restrições para controlar o fluxo de turistas, com uma das ações mais notáveis a ser a proibição de longas esperas no cais, que normalmente servem para tirar selfies ou fotografias ao bonito local. Entre as 10h30 e as 18h30, aqueles que permanecerem tempo excessivo no local podem ser multados em 270 euros.
O objetivo da medida é preservar a tranquilidade de Portofino e mitigar os impactos negativos do turismo excessivo. Para chegar À região, pode utilizar ferry a partir de Génova, Rapallo, Camogli e Cinque Terre.
Localizado na Ligúria, o destino é conhecido pela sua beleza pitoresca e já era um refúgio para a elite internacional dos anos 50, incluindo figuras como Frank Sinatra e John Wayne.
Além das figuras históricas como Sinatra, a cidade ainda é um ponto de referência para celebridades atuais, como Cate Blanchett, que já foi fotografada durante uma visita. No restaurante La Gritta, afirmam ainda guardar os autógrafos dos famosos que passaram por lá, entre eles o de John Wayne.