Campanhas de Natal 2024: Tradição, Inovação e o Desafio de Sobressair no Ruído

Como todos os anos, a quadra natalícia é sempre marcada por campanhas publicitárias que procuram sempre de alguma forma apelar aos sentimentos dos consumidores, e impactá-los de alguma forma mais intensa, menos recorrente noutras alturas do ano. 2024 não é exceção, e mais uma vez estas campanhas são também moldadas por tendências emergentes, desafios contemporâneos e oportunidades únicas.

No campo das tendências a sustentabilidade tem sido um grande foco, perante uma exigência cada vez maior da parte dos consumidores, por se preocuparem muito com este tema, as marcas têm vindo a procurar oferecer produtos mais amigos do ambiente ou, pelo menos, utilizar embalagens sustentáveis, alinhando-se estes valores tão valorizados pelo público em geral. Inevitavelmente, isto transfere-se também para a esfera do marketing, onde as marcas pretendem demonstrar o seu compromisso.

A outra grande tendência que se fez sentir neste final de 2024 foi a integração de AI e com ela uma maior capacidade de personalização que reforça uma experiência única para o público. Um exemplo disso é o caso da Coca-Cola, que na sua campanha deste ano utilizou a inteligência artificial (IA) para recriar o emblemático anúncio “Holidays Are Coming” de 1995. Ao recorrer a este tipo de ferramentas, pode criar versões personalizadas do mesmo anúncio para diferentes cidades e mercados globais, incorporando elementos específicos de cada localidade.

Segundo dados da Optimizely, 55% dos marketeers do Reino Unido estão a recorrer a AI para o planeamento estratégico das suas campanhas, sendo que 47% utilizam AI como uma parte fundamental das suas campanhas e 43% utilizam-na para construir conteúdo altamente personalizado para o seu público.

No entanto, apesar de toda a inovação, todos os anos se sente uma dificuldade muito comum nesta altura, a da saturação do mercado. Esta é a época do ano em que talvez mais campanhas vemos de forma constante e por isso também são menos as que têm capacidade de realmente sobressair e captar a atenção dos consumidores, sendo por isso importante afinal a mensagem de modo a não ficar perdida no meio de tanto “ruído”.

Para isso é também importante garantir a autenticidade, algo que os consumidores valorizam cada vez mais, sendo fortes críticos em relação a mensagens que pareçam forçadas, desonestas ou simplesmente desalinhadas com os valores da marca e dos próprios consumidores da mesma.

Um desafio que também acaba por representar uma oportunidade este ano é o equilíbrio entre Tradição e Inovação. O avanço tecnológico tem sido uma constante no nosso dia-a-dia, com a AI a tornar-se cada vez mais parte da nossa vida, embora haja várias vantagens na sua integração, fazer o ajuste certo entre tradição e inovação pode ser chave neste período.

A Apple executou muitíssimo bem este balanço, apesar de se focar numa das suas inovações tecnológicas, a função de “aparelho auditivo” dos AirPods Pro 2, ilustra de forma simples e emotiva as dificuldades enfrentadas por um pai com problemas de audição. Através deste novo produto da Apple podemos ver como passa a poder disfrutar em pleno dos momentos em família da quadra natalícia, podendo finalmente fazer algo tão simples como ouvir a filha a cantar.

Por fim, existe ainda uma forte oportunidade no Marketing Digital e nas Redes Sociais. Estas plataformas digitais oferecem às marcas oportunidades para campanhas segmentadas, interativas e com custos muitíssimo menores que os meios tradicionais, podendo assim, de forma mais eficaz e menos dispendiosa, fazer-se ouvir no meio do ruído de tantas campanhas na rua e nos meios tradicionais, algo que, tradicionalmente, se tornava particularmente difícil para marcas com menor budget.

Fontes:

https://retailtimes.co.uk/half-of-uk-christmas-campaigns-this-year-were-devised-by-ai-optimizely-reports/

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