Fabricante das famosas bolachas Oreo recorre à IA para criar novos sabores
Nos últimos anos, a Mondelēz International, fabricante das famosas bolachas Oreo, tem impressionado os consumidores com uma vasta gama de sabores exclusivos (muitos deles não disponíveis em Portugal, mas à venda no mercado internacional), como é o caso do sabor a ‘toffee crunch’, bolo de aniversário, java chip, menta e até combinações arrojadas como Space Dunk, que é uma bolacha com camadas de creme azul e rosa, ambas com sabor de marshmallow.
Agora, a empresa está a explorar a inteligência artificial (IA) para elevar o seu processo de inovação a um novo patamar.
A Mondelēz, que também detém marcas icónicas como Chips Ahoy, Ritz Crackers e o chocolate Cadbury, está a recorrer à IA para criar sabores baseados em perfis específicos de sabor, aroma e aparência. Este avanço permite não só acelerar o desenvolvimento de novos produtos, como também otimizar custos de produção, melhorar o perfil nutricional e avaliar o impacto ambiental.
Este novo processo, que substitui o método tradicional de tentativa e erro, é duas a cinco vezes mais rápido e reduz o tempo de desenvolvimento de semanas ou meses para apenas duas a dez semanas (consoante a complexidade do sabor). Apesar da eficiência trazida pela IA, os testes de sabor continuam a ser realizados por humanos, garantindo que o toque humano permanece central na experiência do consumidor.
A iniciativa de integrar IA neste processo começou em 2019, em parceria com a empresa de consultoria Fourkind, agora parte da Thoughtworks. Segundo Farooq Ali, diretor de produto da Thoughtworks, “os algoritmos não substituem a criatividade humana; são catalisadores que inspiram novas ideias que ainda não foram consideradas”.