Ideias para uma refeição de desperdício zero nesta época festiva. Vai experimentar?
Estamos a pouco tempo dos dias de maior desperdício alimentar do ano. Quer se queria, quer não, a Consoada e o dia de Natal, porque junta muitas famílias à mesa, é naturalmente uma altura de grande desperdício. A pensar nisso, a Too Good to Go – empresa responsável pela maior aplicação do mundo que liga os utilizadores a lojas parceiras para salvar alimentos não vendidos – sugere alguns conselhos para que não se estrague tanta comida.
De acordo com um estudo levado a cabo pela própria empresa, 30% dos portugueses indicam que se desperdiça mais comida no Natal devido à grande quantidade de comida confecionada e cerca de 45% dos portugueses indicaram que as sobremesas e o pão são os alimentos que mais frequentemente sobram.
Estes excessos natalícios resultam num total de 10% de comida desperdiçada, o equivalente a desperdiçar 27 euros por pessoa.
“Da parte da Too Good To Go, que tem como missão inspirar e capacitar toda a sociedade de forma a lutarmos juntos contra o desperdício alimentar, queremos partilhar algumas receitas simples e criativas, com o objetivo de aproveitar ao máximo as sobras de Natal”, defende Maria Tolentino, Country Director da Too Good To Go em Portugal.
Dicas para evitar o desperdício alimentar
Nesta altura do ano, 58% dos inquiridos afirmaram que precisa de ter mais cuidado com as quantidades de comida que compra, como armazená-la e o que os ajudaria a reduzir o desperdício alimentar seriam conselhos e truques de aproveitamento. Para ajudar as pessoas a “inventar” receitas de forma que estes alimentos não sejam desperdiçados, a Too Good To Go partilha receitas natalícias e dicas anti-desperdício.
Eis algumas ideias para uma refeição de desperdício zero nesta época festiva – vai experimentar?
- Planeie antecipadamente os pratos a serem confecionados no Natal, prevenindo a compra de produtos em excesso que acabam por não ser utilizados.
- Proponha um “dia de receitas com sobras” em família entre o Natal e o Ano Novo que se reserve um tempo para transformar sobras em novas receitas a utilizar também noutro momento importante da época festiva.
- Experimente “Batch Cooking Natalício”, cozinhe determinados produtos natalícios com antecedência e em lotes para evitar pressas de última hora que podem levar a erros e desperdício;
- Calcule a quantidade de comida a ser cozinhada, servindo-a em pequenas porções. Se houver sobras, as mesmas podem ser congeladas para uso posterior ou também podem ser partilhadas com familiares e amigos;
- Utilize as sobras de doces para outras receitas, como triturar bolo-rainha ou panetone para utilizar como base de sobremesas (por exemplo, cheesecake ou gelado), ou misturar com iogurte e fruta para o pequeno-almoço.
Como ser criativo com as sobras natalícias
“Baralhar e voltar a dar”, é um clássico. Há até um prato, a que alguns dão o nome de “Roupa- Velha”, que é feito com as sobras do jantar da noite de Natal. NO que diz respeito às sobremesas, se precisa de ideias, a Too Good To Go deixa-lhe duas receitas para adoçar ainda mais esta época natalícia sem desperdício.
Salame de Chocolate Festivo
Não se deixe enganar, a semelhança desta receita com o tão conhecido salame é apenas no formato, pois no paladar é uma mistura de biscoitos, bolachas ,manteiga, chocolate e avelãs – uma forma deliciosa de aproveitar ao máximo o pão e os doces de Natal que não foram degustados.
Ingredientes:
– 100g de pão com 2/3 dias
– 100g de bolachas (sem recheios)
– 150g de chocolate preto
– 150g de manteiga
– 3 gemas de ovo
– 50g de cacau em pó magro
– 30g de avelãs torradas
– 120g de açúcar em pó
Preparação:
- Parta a tablete de chocolate em pedaços grandes e derreta no micro-ondas na potência mínima, ou em banho-maria. Deixe arrefecer.
- Entretanto, misture a manteiga e 80g de açúcar em pó com uma batedeira até obter uma mistura homogénea e cremosa. Adicione as 3 gemas de ovo, o cacau magro em pó, e o chocolate derretido. Bata tudo muito bem.
- Parta o pão, as bolachas e as avelãs (ou quaisquer outros doces de Natal que tenham sobrado) em pedaços muito pequenos e junte-os à mistura de manteiga. Mexa bem.
- Coloque a mistura sobre o papel vegetal e dê-lhe uma forma semelhante ao habitual rolo de salame. Antes de enrolar no papel, polvilhe com o restante açúcar em pó. Amarre as pontas com um cordel semelhante a uma embalagem de rebuçado.
- Deixe o salame no frigorífico durante 5 horas, até ficar duro. Retire o papel e corte em fatias – e está pronto a comer!
Rabanadas de Bolo Rainha
Aproveitando as sobras de bolo rainha e a sua fama e tradição, esta receita de rabanadas faz despertar o paladar aos mais gulosos.
Ingredientes:
– 1.5dl leite meio-gordo
– Tangerina pequena
– Folhas de Hortelã
– 3dl de azeite
– 400g de bolo rainha
– 1 ovo L
– Canela em pó
– 40g de açúcar
Preparação:
- Ponha o leite ao lume com a raspa da casca da tangerina e as folhas de hortelã até ferver. Retire do lume e deixe arrefecer.
- Aqueça o azeite. Corte o bolo rainha em fatias muito finas, passe-as pelo leite e, em seguida, pelo ovo previamente batido e frite-as no azeite de ambos os lados.
- Retire, escorra sobre papel absorvente e polvilhe com a mistura de canela e açúcar.