IPG Mediabrands prevê que mercado global de publicidade suba 6,1% em 2025 para 943.000 milhões de euros
O mercado global publicitário deverá aumentar 6,1% no próximo ano, face a 2024, para 991.000 milhões de dólares (943.000 milhões de euros), “motivado pela estabilidade económica e abrandamento da inflação”, prevê a IPG Mediabrands.
“O mercado dos EUA continuou a liderar os investimentos, com 380 mil milhões de dólares [361.000 milhões de euros], à frente da China (155 mil milhões de dólares) [147.000 milhões de euros]” refere o relatório.
Este ano, após “um primeiro semestre muito forte em 2024 (12%)”, verificou-se um abrandamento nos últimos seis meses do ano (8%), justificado pela diminuição do investimento nos media tradicionais na Europa no segundo semestre, enquanto a publicidade política manteve o crescimento nos EUA, referem.
Contudo, “a estabilidade económica enfrenta os riscos de uma nova deterioração das tensões geopolíticas que poderá causar uma crise energética e o renascimento das tensões comerciais provocadas pelo aumento das tarifas, com consequências no mercado publicitário”, alerta o relatório elaborado pela MAGNA, unidade de ‘intelligence’ do grupo IPG Mediabrands.
Já analisando o mercado publicitário global em 2024, as receitas publicitárias dos meios de comunicação tradicionais “alcançaram o melhor desempenho em 14 anos e cresceram cerca de 4%, para 274 mil milhões de dólares [260.000 milhões de euros]”, impulsionadas, acrescentam, pelo número recorde de acontecimentos cíclicos, como as eleições nos EUA, México e Índia, bem como os Jogos Olímpicos de Verão e as competições de futebol (Euro e Copa América).
De acordo com o relatório, “o crescimento significativo no segmento digital, incluindo o ‘search’, vídeo digital de curto formato e redes sociais, contribuiu significativamente para a evolução dos resultados”.
Destaca-se ainda “um fator adicional, a forte melhoria na monetização digital, o que contribuiu para um forte crescimento do Instagram e YouTube em 2024, – e que não voltará a aplicar-se em 2025”, segundo o estudo.
Em 2025, o grupo diz que a estabilização da economia europeia e o impacto contínuo dos motores de crescimento orgânico deverão contribuir para manter o crescimento do mercado publicitário global.
Perante isso, a previsão da MAGNA aponta para o crescimento de 6,1% do mercado global (990 mil milhões de dólares), distribuídos pelo digital (9%) e media tradicionais (-2%).