ACAP relança programa para credibilizar a venda de veículos usados e combater ilegalidades

A ACAP – Associação Automóvel de Portugal lançou uma nova campanha do “Programa Usado ACAP”, uma iniciativa que há mais de 30 anos credibiliza o comércio de veículos usados, chega com uma imagem renovada e reforça o compromisso com a qualidade e a proteção dos consumidores.

Assim, se procura um veículo usado, o Programa Usado ACAP é a sua garantia de confiança. Com um selo que identifica empresas que seguem as melhores práticas e cumprem rigorosamente a legislação, este programa coloca o consumidor no centro, assegurando uma experiência de compra clara, segura e sem surpresas.

A iniciativa garante que quando escolhe uma empresa aderente ao Programa Usado ACAP, beneficia de vantagens que tornam a compra de um veículo usado uma decisão mais tranquila.

Nomeadamente no que diz respeito à qualidade, à transparência, garantia, informações legais, ou auditorias. As informações sobre o histórico do automóvel são também transmitidas ao comprador, bem como a facilitação na resolução de reclamações.

No que diz respeito à qualidade, “todos os veículos vendidos pelas empresas aderentes são cuidadosamente inspeccionados e preparados antes da venda, com base numa lista de controlo recomendada pela ACAP”. Depois, visando a transparência, “se o veículo apresentar desconformidades que não resultem do uso ou idade
do veículo, e desde que não decorram de órgãos de segurança, estas serão explicitamente assinaladas no contrato de compra e venda”.

Mais, “todas as garantias disponíveis – legais ou comerciais – são explicitamente informadas no momento da compra”.

As informações ao consumidor, obrigatórias por lei, estão afixadas no veículo e estão expressas no contrato de compra e venda: matrícula; preço; ano de construção; data de matrícula; garantia de fábrica, de usado ou outra que o vendedor conceda.

Além disso, todas as empresas aderentes ao Programa submetem-se a um sistema de auditorias para controlo do cumprimento das normas, sendo que, através deste, a ACAP recebe a informação sobre eventuais reclamações e avalia a condição de aderente ao Programa da empresa visada.

As empresas aderentes dispõem ainda de canais próprios para tratar reclamações de forma rápida e eficaz.

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