Nestlé faz acordo com Damm: Nestea volta às prateleiras dos supermercados em janeiro

As multinacionais suíças Nestlé e Damm assinaram esta terça-feira o acordo pelo qual a cervejaria catalã começará a produzir Nestea já a partir de 1 de janeiro de 2025, e será responsável pela distribuição desta bebida em Espanha, Andorra e Gibraltar.

De acordo com o “elEconomista.es”a empresa da família Carceller foi escolhida pela gigante alimentar para continuar a produção da bebida de chá líder de mercado em Espanha. Assim, a Damm será responsável por manter a presença da Nestea no mercado espanhol, produzindo na sua fábrica de Salem, em Valência, toda a gama de sabores e formatos da marca tanto para o canal alimentar como para a hotelaria.

As primeiras unidades do refrigerante de chá já começaram a ser produzidas e estarão disponíveis no início do ano. Em comunicado, a Damm afirma que a produção do Nestea será sob os mesmos padrões de qualidade e “perfil organoléptico idêntico que consolidaram esta bebida como a preferida dos consumidores na categoria de chá frio”.

O fim da “guerra fria” pela bebida

No dia 7 de outubro, começaram a surgir as primeiras notícias sobre o futuro do Nestea: a Coca-Cola e a Nestlé (proprietária da marca) rescindiram o acordo de distribuição e o futuro do Nestea ficou incerto.

A situação já tinha sido anunciada pelo diretor-geral do refrigerante, Carlos Martín, duas semanas antes, mas curiosamente não teve qualquer impacto: de facto, nessa altura, a Coca-Cola anunciou que iria lançar no mercado o Fuze Tea. Uma espécie de novo Nestea, mas que seria comercializado sob essa marca e com sinais de identidade próprios.

O que ninguém esperava era o alarido mediático em torno da situação. De tal forma que a Nestlé teve de intervir para defender a sua marca e os seus interesses.

A empresa garantiu que o refrigerante Nestea continuaria “a ser comercializado, uma vez terminado o atual contrato entre a Nestlé e a Coca-Cola”. Sublinhava ainda que os “consumidores poderão continuar a encontrar Nestea nas suas lojas habituais a partir de 1 de janeiro de 2025 e poderão continuar a desfrutar da sua marca preferida, líder de mercado, nos seus sabores preferidos, tal como antes”, promessa essa que, com o acordo fechado, deverá ser cumprida.

A controvérsia foi grande e um comentário da empresa referia que a situação já tinha tomado um rumo de rivalidade entre marcas. “A Nestlé quer pôr termo à desinformação que surgiu nos últimos dias sobre o futuro do seu marketing, cuja origem e intenções desconhece”.

O problema para a Nestlé, no entanto, manteve-se. Enquanto a Coca-Cola apregoava os benefícios do Fuze Tea e dava a entender que a sua poderosa máquina de marketing apoiaria o novo produto, a Nestea precisava de logística para o fazer chegar a todo o lado. A Nestlé precisava urgentemente de encontrar um parceiro de distribuição.

Depois apareceu a Damm. O grupo, conhecido pela cerveja, que estava a estudar um acordo com a Nestlé. De momento, nenhuma das empresas quer dar pormenores sobre a operação. A única certeza era que, a partir de janeiro, haveria duas marcas de chá gelado. Mas a polémica estava longe de ter terminado.

O pessoal da Coca-Cola lembrou que “Fuze Tea Original Flavour utiliza a mesma fórmula, propriedade exclusiva da The Coca-Cola Company, que os consumidores já conhecem e adoram”, e, como este confronto é amargo, a lendária empresa de refrigerantes lembrava que “a gama Fuze Tea Original Flavour utiliza a mesma fórmula original da bebida de chá que já conhece”.

Agora serão os amantes do chá gelado a dar o seu veredito.

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