Anúncios para adolescentes: Bruxelas quer mais informações sobre acordo secreto entre Google e Meta

Os reguladores europeus pediram ao Google mais informações sobre o acordo secreto de publicidade que a gigante tecnológica pretendia concretizar com a Meta Platforms, que detém o Instagram.

Uma investigação do Financial Times, revelou em agosto como o Google ajudou a Meta num projeto secreto de marketing direcionado a jovens de 13 a 17 anos. O objetivo era criar uma campanha de anúncios no YouTube que incentivava os jovens menores a utilizar o Instagram.

O acordo, que se expandiu para os EUA e se tornaria global, foi anulado. Na sequência desses dados, as autoridades da Comissão Europeia estão a analisar a parceria e enviaram as informações recolhidas aos reguladores, que estão a avaliar se devem ou não intervir.

“As salvaguardas que temos para proteger os adolescentes, como proibir a personalização de anúncios, são líderes do setor e continuam a funcionar”, frisou um porta-voz do Google em e-mail à agência Reuters.

A Meta, dona do Instagram e Facebook, e a Comissão Europeia não responderam a um pedido de comentário da Reuters.

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