DGC lança campanha de natal sobre compras online e os direitos do consumidor (com dicas e conselhos práticos)
Hoje em dia, as compras online são uma realidade incontornável. Com a comodidade de comprar a partir de casa, a variedade de produtos disponíveis e as promoções atrativas, comprar através do computador, do tablet ou do telemóvel é cada vez mais frequente. No entanto, à medida que aumenta a sua popularidade, surgem também novos desafios, como fraudes, questões de segurança nos pagamentos e falta de conhecimento sobre direitos dos consumidores.
Com o objetivo de ajudar os consumidores a saber mais sobre os seus direitos nas compras por via digital, numa época de consumo tão significativa como o Natal, a Direção-Geral do Consumidor (DGC) lançou a campanha “Compras Online: Direitos do Consumidor – O Presente que Não Pode Faltar Este Natal”. Esta iniciativa tem como objetivo promover a literacia de consumidores que optam por fazer compras online, com segurança.
Esta campanha destaca, ainda, uma questão essencial, e pouco abordada: os direitos do consumidor só se aplicam quando um particular compra a uma empresa ou profissional.
Isto é particularmente importante com a crescente popularidade das plataformas de compra e venda, onde existem tanto empresas como vendedores particulares. o que gera alguma confusão aos consumidores. Por outro lado, nas compras em algumas redes sociais, em que cada vez mais particulares aparecem como vendedores, é fundamental os consumidores terem presente que, ao comprar a um particular, os direitos dos consumidores, por natureza mais protetores, não lhes são aplicáveis.
Adicionalmente, a campanha apresenta também conselhos práticos sobre compras e pagamentos seguros, dicas para evitar fraudes online, como resolver conflitos de consumo e recomendações para compras mais sustentáveis.
A campanha está disponível no site e redes sociais da DGC.