Maiores vendedores online na Europa não são europeus. Amazon, Alibaba e eBay lideram

Um estudo recente da RetailX, intitulado “RetailX Top1000 Europe 360° Report 2024“, revela que 49% dos principais vendedores online na Europa têm sede no continente europeu, ou seja, a maioria destes vendedores, ainda que com uma diferença curta, não é europeia.

O relatório reflete a relevância das empresas locais no comércio digital, mas também destaca a forte presença de gigantes internacionais no mercado europeu, tais como a Amazon e a eBay, com sede nos Estados Unidos, ou a Alibaba, com sede na China, que lideram o mercado de marketplaces.

Estas lideram o mercado de marketplaces na Europa, consolidando o domínio de gigantes não europeus, capturando, desta forma, uma significativa fatia das receitas geradas pelo comércio online.

O relatório explora também as estratégias adotadas por estas empresas, incluindo inovação digital, eficiência operacional e adaptação às preferências dos consumidores europeus e acrescenta que o domínio não europeu continua a crescer, impulsionado por fortes investimentos em tecnologia e logística.

Os consumidores utilizam cada vez mais estes marketplaces como motores de busca para realizar compras, transformando-os em pilares do sector digital, sendo exemplo disso mesmo a Shein e Temu. Destaque ainda para o aumento da popularidade de estratégias como o “click & collect”, com 54% dos vendedores online europeus a oferecer opções de recolha em loja ou pontos de conveniência.

As marcas locais têm-se destacado com abordagens mais personalizadas, refira-se, por exemplo, o aumento da popularidade de estratégias como o “click & collect”, com 54% dos vendedores online europeus a oferecer opções de recolha em loja ou pontos de conveniência, e um foco crescente em sustentabilidade, um fator que apela ao consumidor europeu.

Estas conclusões acabam por evidenciar um panorama competitivo, onde empresas locais enfrentam o desafio de se diferenciar num mercado amplamente globalizado.

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