Há um novo livro sobre comunicação de crise em Saúde (e é gratuito)

Intitula-se “Manual de Gestão de Riscos e de Resposta à Crise” e é uma nova obra que apresenta oito boas práticas para prevenir e mitigar os impactos das crises na imagem e reputação das organizações de Saúde.

Desenvolvido pela agência de comunicação especializada em saúde Onya Health, este manual, que está disponível online e de forma gratuita, é um guia prático que “promove estratégias de comunicação eficazes e responsáveis”.

O manual oferece uma abordagem estruturada para crises, identificando as suas respetivas fases, desde a identificação dos potenciais riscos até ao pós-crise. Inclui ainda diretrizes para a formação de gabinetes de crise e aconselhamento de formação em media training. “O objetivo é que as organizações de saúde estejam preparadas para enfrentar qualquer problema de reputação de forma coordenada, com mensagens-chave que transmitam segurança e empatia”, explica a Onya Health em nota de imprensa.

«O lançamento deste manual acontece num contexto crítico para o setor da saúde. Os recentes acontecimentos e as consequências fatais da greve do INEM sublinham a necessidade de um planeamento sólido em comunicação de crise», salienta Vânia Lima, diretora-geral da agência. «A falta de comunicação do Ministério da Saúde e de outras instituições evidencia a urgência de uma estratégia de comunicação proativa, especialmente em contextos de emergência e no relacionamento com o público e os stakeholders.»

A Onya Health espera vir a lançar, brevemente, outras ferramentas para o setor da saúde, como um manual de boas práticas na assessoria de imprensa ou como aproveitar as potencialidades das redes sociais.

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