Mais de metade dos consumidores planeia gastar entre 100 a 200 euros em presentes de Natal

Na época em que se fazem contas à vida para planear as compras de presentes para colocar no sapatinho, a Escolha do Consumidor desenvolveu um estudo online para analisar as preferências, tendências e hábitos de consumo dos consumidores nos últimos meses do ano.

Neste questionário foram envolvidos 988 portugueses, a maioria dos quais localizada na área da Grande Lisboa (32%), seguida da região do Norte (23%), Centro (21%), Grande Porto (13%) e a restante percentagem encontra-se distribuída em outros pontos do país. E a conclusão é de que mais de metade dos inquiridos (55%) planeia gastar entre 100 a 200 euros em presentes e 19% entre 50 a 100 euros.

Deste estudo conclui-se ainda que apenas 23% considera orçamentos superiores a 200 euros, enquanto 3% prefere reduzir os custos e gastar até 50 euros. Em comparação com 2023, mais de metade dos entrevistados diz que o orçamento se mantém semelhante (54%), 27% prepara-se para gastar menos e 19% tenciona gastar mais.

E para quem são as prendas? De acordo com o estudo, os presentes de Natal destinam-se sobretudo à família próxima (54%) e aos amigos (26%). Parentes afastados (12%) e colegas de trabalho (7%) ocupam as posições seguintes, enquanto “outros” representam 1% dos destinatários.

Já no que diz respeito ao local onde vão comprar estas ofertas natalícias, 49% dos consumidores revela que vai distribuir as compras de forma equilibrada entre lojas físicas e a via online. Já 41% pretende manter a tradição de comprar pessoalmente os seus presentes de Natal em lojas físicas e apenas 10% prefere fazer as suas compras exclusivamente online.

Quando questionados sobre como organizam a compra das suas prendas, 51% dos participantes diz planear antecipadamente todas as suas compras, cerca de 40% admite comprar alguns dos presentes de Natal por impulso e 9% indica que grande parte das suas compras é feita sem qualquer tipo de planeamento.

Cristiana Faria, Diretora de Marketing na ConsumerChoice, afirma que “o Natal é uma das alturas do ano mais agitadas para todas as pessoas”, podendo até causar “bastante stress”.

“Contudo, através do estudo que realizámos foi possível perceber que 48% dos consumidores considera as compras de Natal um processo tranquilo. Em oposição, 43% tem um nível de stress moderado e 9% classifica isto como algo muito stressante e difícil até de gerir. Ao nível dos gastos, muitos consumidores planeiam com antecedência as compras que vão fazer e mantêm um orçamento idêntico ao do ano passado, o que demonstra preocupação elevada com a gestão financeira, evitando a compra por impulso”, explicou Cristiana Faria.

Para a escolha dos presentes, 61% dos consumidores programa as compras com base nas promoções disponíveis no mercado, 34% aproveita pontualmente os artigos com descontos e 5% realiza as compras independentemente das campanhas promocionais que estão a decorrer no momento. Há ainda quem prefira diversificar os presentes a cada Natal, como 66% dos participantes, porém 31% repete algumas das prendas ao longo dos anos. 3% dos entrevistados não decidiram ainda o que vão fazer no que diz respeito a este tema.

As prendas de eleição para 22% dos entrevistados são roupa e acessórios de moda, enquanto 20% irá comprar brinquedos para oferecer, 16% tem a intenção de comprar cosméticos e perfumes e 13% está mais inclinado para a compra de livros e entretenimento.

Alimentos e bebidas (10%), produtos tecnológicos (10%) e artigos para casa (8%) também são algumas das categorias mencionadas pelos inquiridos. Por fim, opções como viagens, chocolates e dinheiro estão na lista do “Pai Natal” para uma pequena percentagem dos consumidores este ano (1%).

Já relativamente ao método de pagamento, o cartão de débito é o método de pagamento mais utilizado pelos participantes (37%), seguido do MB Way (26%) e dos pagamentos em dinheiro (21%). Com menor expressão surge o Paypal e outras carteiras digitais (7%).

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