NETVIAGENS.pt: A um clique do mundo inteiro

Foi a primeira agência de viagens online nacional a surgir no mercado português e rapidamente ganhou notoriedade num mercado em que os consumidores despertavam para as compras online. Contudo, a venda a uma empresa não experiente no segmento de viagens, combinada com as exigências e competitividade do mercado de viagens online, haveria de ditar o seu fim em 2015. Agora, a NETVIAGENS.pt está de regresso ao mercado nacional, posicionando-se como uma plataforma 100% online, mas composta por uma equipa profissional, especializada e sempre disponível, que promete oferecer as melhores oportunidades de viagens aos preços mais competitivos do mercado.

A marca NETVIAGENS.pt ressurge assim pelas mãos do Grupo Wamos e resulta de um rebranding da Geostar, uma marca com mais de 20 anos de experiência. «A Geostar tinha um posicionamento 360º, direccionado não só ao segmento de viagens de lazer/férias, mas também ao de viagens corporate, o que limitava a sua actuação num canal extremamente dinâmico e competitivo como é o online. Competir com as mesmas ferramentas e armas das restantes OTA [online travel agencies] do mercado exigia um posicionamento e actuação de pura agência e-Commerce, servindo apenas o canal online com a mesma flexibilidade, dinâmica e a mesma competitividade de preços. E com a marca Geostar não poderíamos fazê-lo sem destruir o capital da marca e o seu posicionamento global», explica Margarida Blattmann, directora de Marketing e Comunicação do Grupo Wamos.

A opção estratégica do grupo recaiu assim no relançamento da NETVIAGENS.pt, capitalizando a notoriedade que a marca construiu ao longo de mais de uma década e que se mantém intacta entre os consumidores numa faixa etária relevante para o negócio, entre os 35 e 50 anos. «E, paralelamente, tirar partido do nome NetViagens que é, só por si, bem claro quanto ao âmbito do produto e serviço vendido, facilitando o trabalho de comunicação e penetração noutros targets», explana Margarida Blattmann.

Com uma estrutura leve, ágil e flexível, a NETVIAGENS.pt oferece uma vasta oferta de serviços de viagem totalmente online, desde voos, hotéis, pacotes integrados (voo + hotel) ou completos (voo, hotel, transfer e seguro), para os mais diversos destinos, beneficiando das sinergias de negociação e compra que o Grupo Wamos tem com todos os fornecedores aéreos, hoteleiros, de tour operação e afins. Tudo disponível de forma simples e intuitiva, ao alcance de um clique.

MAPA DE OPORTUNIDADES

A NETVIAGENS.pt é uma agência de viagens de e-Commerce puro, direccionada a quem prefere comprar as suas viagens online de forma rápida, descomplicada e a preços acessíveis. Com uma forte aposta em tecnologia e inovação, promete facilitar a escolha e marcação de todo o tipo de viagens e oferecer a melhor experiência ao longo de toda a jornada do consumidor, desde a pesquisa à decisão de compra.

«A promessa da marca é ter um perfil orientado para o cliente, com foco na relação preço-qualidade, segurança na compra, rapidez de resposta, informação fácil e diversidade de oferta», garante Margarida Blattmann. «Embora o projecto seja online, somos uma equipa real e disponível, formada por pessoas com uma paixão e um conhecimento profundo em viagens, que quer garantir que, no final, o que resulta é uma experiência memorável. Além de que somos uma empresa nacional, com registo de agência de viagens nacional, o que confere uma garantia de segurança e cobertura aos nossos clientes ao abrigo do Provedor do Cliente», reitera.

Para cumprir a promessa, o site NETVIAGENS.pt foi desenhado para oferecer viagens para praticamente todo o mundo, através de um motor de busca rápido e eficaz que liga à oferta das mais diversas companhias aéreas e das maiores plataformas hoteleiras mundiais, resultando numa oferta de todos os destinos a preços altamente competitivos.

Logo na homepage, a plataforma apresenta uma funcionalidade diferenciadora e que já está acessível a todos os amantes de viagens: um mapa de oportunidades que destaca os destinos que apresentam os melhores preços para os três meses seguintes, respeitando critérios essenciais, como hotéis bem localizados e classificados, voos convenientes e estadias de duas a sete noites. Este mapa é actualizado diariamente e permite pesquisa por categoria de viagem pretendida (como só voos, só hotel, voo + hotel ou pacotes de viagens). «Uma funcionalidade que agrada especialmente ao target mais jovem, que anda sempre em busca de oportunidades de viagem independentemente das datas e para qualquer destino. Se o destino e o preço forem atractivos, o tempo e disponibilidade são algo que arranjam», explana a responsável.

Além da política de “preço sempre baixo”, a agência de viagens online disponibiliza pontualmente ofertas e vantagens adicionais aos clientes. É o caso da campanha que será lançada durante a Cyber Monday e que consistirá numa oferta adicional de 100 euros aos primeiros clientes que fizerem reservas de viagem nesse dia.

Quanto ao portefólio de destinos e pacotes, a plataforma NETVIAGENS.pt disponibiliza opções para todo o tipo de clientes, desde a compra de voos ou hotéis avulso, para clientes particulares ou empresariais, passando por escapadinhas em Portugal para fazer a sós ou a dois, ou por uma vasta oferta para o target mais experiente e viajado, que sabe o que quer. A combinação dos serviços voo + hotel é também muito popular na plataforma, para quem quer aproveitar um simples city break numa qualquer cidade europeia ou uma aventura em Nova Iorque, que nunca passa de moda. Sem esquecer, claro, nas épocas sazonais (Primavera/Verão), os destinos de praia preferidos dos portugueses, com tudo incluído para toda a família, como sejam as Caraíbas, Cabo Verde ou Ilhas Espanholas, ou para os que procuram algo mais exótico como Maldivas, Tailândia ou Indonésia.

Seja qual for a opção, os clientes têm a garantia de poderem contar sempre com o acompanhamento especializado da NETVIAGENS.pt, que agrega a experiência da sua antecessora (a Geostar) – tanto em agências físicas, como no canal online –, com a de equipas internas especializadas em e-Commerce e muito atentas ao mercado. «Em caso de necessidade, os nossos viajantes podem sempre contar com o apoio e o profundo know-how das nossas equipas. Os nossos clientes têm disponível assistência em viagem 24 horas por dia, sete dias da semana», garante a directora de Marketing e Comunicação do Grupo Wamos.

UMA “NOVA” MARCA

Ao nível da comunicação, o objectivo passa por trazer uma nova abordagem à marca NETVIAGENS.pt nesta sua segunda vida, aproveitando ao mesmo tempo o seu histórico e notoriedade no mercado. Nesta fase de lançamento, a estratégia passa sobretudo por «duas vertentes: primeiro, converter os clientes de lazer da Geostar em clientes NETVIAGENS.pt; e, em segundo lugar, gerar awareness da “nova” marca para os restantes», sublinha Margarida Blattmann.

A identidade gráfica da marca NETVIAGENS.pt foi desenvolvida em parceria com o WyGroup, criando uma linguagem gráfica simples, de cores fortes e alegres, onde o laranja deu a continuidade e fez a ligação à marca anterior (Geostar). Além disso, foram criados elementos característicos que visam ajudar a identificar e diferenciar a marca, e que se caracterizam por uma linha de percurso numa representação gráfica das rotas e itinerários, onde ressaltam ícones de viagem.

Definido foi ainda um tom de comunicação «jovem e descontraído que, embora possa ser mais próximo das gerações mais jovens, que estão mais activas e atentas às oportunidades constantes de viagem, não afasta as gerações mais maduras, que procuram um site de viagens que proporcione não só boas oportunidades para comprar viagens, mas também segurança na compra», salienta a directora de Marketing e Comunicação. É neste tom que a marca comunica dois atributos fundamentais: «O facto de ser 100% digital e o preço acessível, que é o atributo mais valorizado por quem compra viagens online.»

Sendo uma marca que opera apenas no canal online, a estratégia de meios, desenhada em conjunto com a agência Wavemaker, passa sobretudo pelo uso de canais digitais e por uma forte aposta nas redes sociais. O marketing de influência também tem feito parte da estratégia da marca, numa tentativa de criar awareness e pontos de ligação com o target viajante mais jovem.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Novembro (n.º 340) da Marketeer.

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