Em véspera de Black Friday, DECO Proteste alerta: maioria das lojas tinha há menos de um mês produtos com preços mais baixos

A conclusão é da DECO PROteste. A maioria das nove lojas analisadas pela organização de defesa do consumidor continuam a continua a não respeitar a lei das vendas – que dita que, para anunciar uma promoção, tem de ser considerado o preço mais baixo praticado nos últimos 30 dias anteriores consecutivos para aplicar o desconto – e tinha, há menos de um mês, produtos com preços mais baixos.

De acordo com a DECO PROteste, apesar de a Black Friday ser uma época de compras natalícias “com campanhas de descontos que começam cada vez mais cedo”, há oportunidades a não perder, mas também enganos. 

Nos dias 4 e 5 de novembro, a organização de defesa do consumidor analisou o arranque das campanhas promocionais de algumas das principais lojas online tendo encontrado vários descontos que contornam a lei das vendas com redução de preço.

Agora, uma nova investigação às campanhas que estavam a decorrer entre os dias 18 e 21 de novembro, em nove lojas online — Aquário Electrónica, Auchan, El Corte Inglés, FNAC, GlobalData, Media Markt, PCDIGA, Radio Popular e Worten —, voltou a identificar produtos que há menos de um mês estavam mais baratos, assim como estratégias para contornar a lei.

Nos dias em que o estudo foi feito, a maioria das lojas analisadas não estava a cumprir a lei das vendas, que consta no Decreto-Lei n.º 109-G/2021. A legislação determina que “no caso de venda de produtos com condições promocionais deve constar especificamente o preço mais baixo anteriormente praticado e o preço promocional” e que esse preço mais baixo, deve ser o menor a que o produto “foi vendido nos últimos 30 dias consecutivos anteriores à aplicação da redução do preço”.

Além disso, a maioria dos espaços comerciais “continua a comparar os seus preços com supostos preços de venda recomendados pelos fabricantes, produtores ou fornecedores (PVPR), o que pode levar o consumidor a crer que estão a ser dados descontos que não correspondem à realidade”, dá conta a organização.

No site da DECO PROteste há  várias ferramentas que lhe darão mais informação para evitar ser enganado neste período de descontos, nomeadamente, a “Comparar Preços“, que “permite, por exemplo, ver a evolução do preço numa loja nos últimos três meses”. Recorrendo a esta, poderá ver se “está a fazer, ou não, um bom negócio se comprar nesta ou naquela loja”, indicou à Marketeer Nuno Pais de Figueiredo, porta-voz da DECO PROteste.

Além disso, pode encontrar alguns dos produtos analisados entre os dias 18 e 21 de novembro neste estudo.

E, se ainda não leu, saiba como se proteger na Black Friday desconfiando “super descontos” neste artigo.

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