Natal? Mais de metade dos portugueses admite comprar recondicionados

Compras, compras e mais compras. A época do ano é propícia a isso, mas o que comprar? Novo? Algo feito por si? Ou recondicionado? De acordo com um estudo realizado pela refurbed, empresa especializada na compra e venda de artigos tecnológicos recondicionados (smartphones, portáteis, auriculares, computadores, entre outros), e pelo YouGov, mais de metade dos portugueses considera comprar recondicionados durante a época natalícia.

O estudo revela que 61% dos inquiridos mostra-se predisposto à compra de produtos recondicionados e 63% demonstra que ficaria satisfeito em receber um produto destes como prenda de Natal. Com o intuito de analisar o comportamento e a percepção relativamente ao mercado dos recondicionados, o estudo conclui que, em 2024, os portugueses demonstram maior predisposição para a aquisição destes produtos.

Francisco Esteves, responsável da refurbed em Portugal, afirma que “os resultados deste estudo mostram que os portugueses estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental que as suas escolhas têm no planeta”.

“Numa época como o Natal, em que o consumo aumenta exponencialmente, ainda que o preço seja o principal motivo para a escolha deste tipo de produtos, as conclusões do estudo mostram-nos que o fator ‘sustentabilidade’ é cada vez mais importante”, detalha.

O estudo revela ainda que os homens se mostram ligeiramente mais propensos (65%) a comprar produtos recondicionados para oferecer no Natal do que as mulheres. Já no que diz respeito aos grupos etários, conclui-se que as pessoas dos 35 aos 54 anos têm maior disposição para dar presentes de Natal recondicionados.

Quando questionados sobre as razões que os levam a oferecer produtos recondicionados, 76% dos consumidores aponta a vantagem de preço, 68% refere a sustentabilidade e 30% indica a conveniência.

Em relação às categorias de recondicionados mais apontadas, destacam-se os produtos de ‘eletrónica de consumo’, ‘produtos informáticos’, ‘artigos para o lar’, eletrodomésticos de cozinha, equipamento desportivo e produtos de beleza.

O estudo, realizado em setembro de 2024, inquiriu 9.320 consumidores em oito países, nomeadamente: Portugal (com 1.101 inquiridos), Áustria (com 1.005 inquiridos), Bélgica (com 1.054 inquiridos), Alemanha (2.064 inquiridos), Dinamarca (com 1.008 inquiridos), Itália (com 1.032 inquiridos), Holanda (com 1.050 inquiridos) e Suécia (com 1.006 inquiridos).

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