Preparar 2025: A revolução da IA e o papel dos diretores de marketing

Com informações de 835 gestores de marketing em onze países, o Grupo Serviceplan, em colaboração com a Universidade de St. Gallen, revela as principais estratégias que os diretores de marketing estão a adotar para enfrentar o futuro.

Até 2025, a inteligência artificial dominará o panorama do marketing, uma tecnologia para a qual os diretores de marketing (CMO) se focam mais na tentativa de aumentar a eficiência e fazer face à turbulência económica.

Confrontados com perspetivas económicas mistas e orçamentos mais apertados, os CMO veem a IA como uma ferramenta fundamental para a otimização dos processos.

O Barómetro CMO 2025, realizado pelo Serviceplan Group em colaboração com a Universidade de St. Gallen (HSG), na Suíça, fornece informações sobre a forma como os líderes de marketing de todo o mundo se estão a preparar para um ano crucial.

O estudo entrevistou 835 profissionais de marketing em onze países e obteve informações exclusivas sobre as suas estratégias para o próximo ano. Este ano, os inquiridos são da Áustria, Bélgica, Alemanha, França, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Suíça, Espanha, Reino Unido e Emirados Árabes Unidos.

Para os CMOs, os desafios de 2024 estão longe de ser rotineiros. Com os consumidores perturbados pela instabilidade económica e pelas crises, e as empresas a recalibrarem estratégias, tornou-se claro que o sucesso do marketing exige agora agilidade.

Com a promessa de automação e capacidades preditivas de IA, os CMOs antecipam novos caminhos para a eficiência em 2025. No entanto, o estudo revela perspetivas divergentes a nível global e reflete pressões e oportunidades únicas em cada mercado.

“As conclusões são impressionantes: os CMOs estão sob uma enorme pressão para obter melhores resultados com orçamentos menores. As soluções baseadas em IA são um resultado natural dessa busca por eficiência”, disse Florian Haller, CEO do Serviceplan Group, em comunicado.

“É essencial que maximizemos o potencial da IA para além da eficiência e exploremos o seu papel como uma ferramenta criativa e inspiradora.

O que os CMOs esperam em 2025: mudanças orçamentais e uma agenda orientada para a IA, principais conclusões

Sentimento económico estável, mas com tendência para o pessimismo: A maioria dos CMO (51%) espera que a economia se mantenha mais ou menos na mesma em 2025, mas uma minoria prevê aumentos orçamentais, abaixo do otimismo do ano passado.

IA como principal prioridade: Quase metade (48%) dos CMOs classificam a IA e a automação de marketing como o foco mais crítico para 2025, destacando o impulso para processos automatizados e uma visão mais profunda do cliente.

Perspetivas regionais diversas sobre os orçamentos: Os CMO dos Países Baixos e do Médio Oriente são os mais otimistas quanto ao crescimento dos orçamentos, enquanto a Áustria e a Alemanha tendem para possíveis cortes, refletindo as pressões do mercado.

As competências de liderança continuam a ser essenciais para o sucesso em 2025

Apesar do aumento da adoção da IA, os CMOs apontam para a necessidade de liderança e visão como essenciais para o sucesso. As competências de liderança e de construção de equipas foram citadas como principais prioridades por 38% dos inquiridos.

Susann Schramm, CMO da Motel One, destaca os “três superpoderes essenciais” para os CMOs em 2025: “Primeiro, habilidades analíticas para interpretar os dados dos clientes. Em segundo lugar, liderança criativa para se manterem ágeis face a mudanças rápidas. E, em terceiro lugar, empatia para compreender tanto os dados como os sinais emocionais no comportamento dos consumidores”.

Helen Cutmore, diretora de marketing para o Reino Unido e Irlanda da De’Longhi, acrescenta que “o CMO de amanhã precisa de visão e deve comunicar a todos os níveis sem jargão de marketing para gerar adesão. A nível operacional, é essencial gerir a visão global juntamente com uma forte equipa de especialistas”.

O papel dos parceiros de agência em 2025: a criatividade é essencial

No que diz respeito aos parceiros das agências, os CMO são claros: as soluções criativas e proactivas estão no topo da lista. Uma percentagem substancial de 71% espera que as agências ofereçam ideias frescas e “inovadoras”.

Ainhoa de las Pozas, CEO da Serviceplan Espanha, conclui: “Mais do que nunca, as agências precisam de ser proactivas com os nossos clientes e utilizar as novas tecnologias e, especialmente, a IA como uma alavanca para impulsionar a criatividade e a inovação. Temos de ser verdadeiros parceiros dos nossos clientes, apoiando-os a nível estratégico e criativo neste ambiente complexo”.

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