68% dos marketeers não está a aproveitar mercado de consumidores que vivem sozinhos
A WARC, empresa que integra o grupo do Cannes Lions, lançou o Marketer’s Toolkit 2025, um guia que oferece apoio estratégico para o planeamento e tomada de decisões dos profissionais de marketing em 2025.
Com base na pesquisa de tendências da WARC, que inclui insights de mais de 1.100 profissionais de marketing em todo o mundo, bem como entrevistas individuais com líderes da área, o guia chegou a cinco tendências-chave que moldarão as estratégias de marketing globais no próximo ano, uma das quais relativa às pessoas que vivem sozinhas.
Segundo o Marketer’s Toolkit 2025, 68% dos profissionais de marketing não estão a aproveitar esta oportunidade de mercado que deriva de uma sociedade cada vez mais atomizada, em que o número de pessoas que vivem sozinhas tem crescido de forma constante nas últimas décadas e estima-se que a tendência se mantenha.
Em 2023, havia cerca de 484 milhões de domicílios de uma só pessoa em todo o mundo, representando um quinto de todos os lares. Esse número deverá crescer 48% até 2040, superando a taxa de crescimento de todos os outros tipos de domicílio. Vivendo estilos de vida mais solitários, esses consumidores são cada vez mais “atomizados” a fazer tudo sozinhos, desde compras, a comer ou entretenimento.
Com base nestes números, torna-se evidente que as marcas têm aqui um nicho de mercado que se tornará cada vez maior, atendendo às necessidades específicas destas pessoas e reduzindo o “custo” de ser uma pessoa solteira, de modo a fazê-los sentir-se valorizados.
Outras tendências-chave destacadas no guia são a capitalização da recuperação económica, a redução de falhas da experiência do cliente – uma vez que estes tendem a reduzir as despesas ou mudar de marca após más experiências -, quanto às despesas globais com publicidade este ano, a WARC Media prevê que a Alphabet, a Amazon e a Meta sejam responsáveis por 44 % desse gasto, e ainda a “revolução” que a Inteligência Artificial (IA) está a gerar na indústria da publicidade.