Prémios ADCE: Portugal arrecada 9 prémios (1 Ouro, 3 Pratas e 5 Bronzes)

Na 33ª edição dos Prémios ADCE, Portugal soma um total de nove prémios com um Ouro, três Pratas e cinco Bronzes.

A Bürocratik arrecadou Ouro com a campanha ‘Made for Nature’, na categoria de Interactive Design. Os três Pratas foram atribuídos à Coming Soon, com a campanha ‘Surfing Through the Odds’, na categoria Photography, ao Studio Eduardo Aires, com a campanha ‘Vicente Gajardo’, na categoria Editorial Design e à Poets & Painters, com a ‘Cosmogonia da Identidade’, na categoria Editorial Design.

Os Bronzes foram para Paulo Mariano, com a campanha ‘All_About_Francis’, na categoria Any Other, José Mendes, com o Livro Arquipélago para a ‘Written by light’, na categoria de Editorial Design, Studio Eduardo Aires com o novo design do símbolo da República Portuguesa e para a Judas, que arrecadou dois Bronzes com a campanha Madrasta, na categoria Logotype, e com a campanha League of All Leagues, na categoria Live Stunts Brand Activation.

Os vencedores foram anunciados na Gala de Entrega de Prémios do Festival ADCE, que decorreu em Barcelona.

39 Ouros, 62 Pratas e 94 Bronzes foram atribuídos na cerimónia, somando um total de 924 trabalhos submetidos, de 24 países europeus, e 375 trabalhos premiados.

O Grand Prix deste ano foi para a campanha “Waiting to Live”, da VML (UK), para a NHS Blood & Transplant.

O prémio ADCE European Star foi para “The 100th Edition” da Scholz & Friends (Alemanha), para o Frankfurter Allgemeine Zeitung.

O ADCE Genius Loci Award foi atribuído a “Oliveira Dos Cen Anos” pela produtora Little Spain (Espanha), para o Real Club Celta. “Assume That I Can” da SMALL, Indiana Production (Itália), para a Coordown, arrecadou o ADCE Equal Star Award, e o ADCE Green Star Awardfoi entregue ao grupo Serviceplan (Alemanha) com projeto “AIZOME Wastecare Industrial waste — certified as skincare”, para a startup AIZOME. O projeto valoriza e promove uma economia circular, a sustentabilidade e a proteção ambiental.

Os premiados portugueses:
OURO

Made for Nature: Bürocratik para a Kōzōwood Industries AS

PRATA

Surfing Through the Odds: Coming Soon para a Betclic / Shutterstock

Vicente Gajarod: Studio Eduardo Aires para a Vicente Gajardo

Cosmogonia da Identidade: Poets & Painters para a Poets & Painters editions

BRONZE

All_About_Francis: Paulo Mariano para Paulo Mariano

Madrasta: JUDAS para a Madrasta

Arquipélago: José Mendes para a Written by light

League of All Leagues: JUDAS para a Betclic

XXIII Portuguese Government Visual Identity System: Studio Eduardo Aires para República Portuguesa

O prémio ADCE YoungStar Award, da edição inaugural do ADCE Student Awards 2024, foi para Fabian Gröger e Sara Rebekka Scholl, da Hochschule Wismar University of Applied Sciences, Technology, Business, and Design (Alemanha), pelo projeto “Memories of My Youth” que recriou memórias de infância não fotografadas através de AI generativa.

Ainda no ADCE Student Awards, Gonçalo Salgado, aluno português a estudar em Barcelona, ganhou um Bronze com o trabalho Heroes of Petanca, na categoria Brand / Communication Design.

O Morfeu Collective, da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, arrecadou dois prémios, um Prata, na categoria deBrand / Communication Design, e um Bronze, na categoria de Publication Design. Lara Kerns, da Lisbon School of Architecture, ganhou um Bronze com o trabalho SafeTrays. Com o trabalho Fogar, Mercedes Dinis Alves, aluna portuguesa e estudar na Elisava Barcelona School of Design and Engineering, ganhou um prémio Bronze, na categoria Brand / Communication Design.

Artigos relacionados