Portugal é o país onde as marcas são consideradas menos relevantes para os cidadãos
Um estudo da Força das Marcas em Portugal, cujos resultados são apresentados pela Onstrategy, revelou que Portugal regista valores abaixo dos principais países europeus que são considerados referências na compra e no consumo de marcas.
O estudo auditou e avaliou 6 dimensões (relevância, consideração, admiração, confiança, recomendação e defesa perante situações de crise). De acordo com as conclusões do mesmo, o Reino Unido atinge a melhor avaliação no que respeita à “Relevância” das marcas e “Confiança” nas mesmas, já Itália ganha em “Consideração e Admiração”.
Em oposição a estes bons resultados, Portugal recolhe as avaliações mais baixas, sendo de destacar que é o país onde as marcas são consideradas menos relevantes para os cidadãos (76,2%), com particular incidência nos distritos do interior do país e gerações mais adultas.
Outra das conclusões é de que a principal quebra na avaliação dos portugueses reside na passagem do nível de “Consideração” para o nível de “Admiração” (68,9% da população admira as marcas), sendo que esta quebra deixa particularmente expostos os níveis de “Recomendação e Defesa” das marcas.
A principal razão para esta quebra está diretamente relacionada com a vertente mais racional associada à Experiência de Serviço que as marcas entregam ao público.