A Volvo está a piscar o olho ao target jovem?
MARKETEER CONTENTSAo longo de quatro semanas, 400 jornalistas e 115 lifestyle attendees de 41 países percorreram mais de 100 mil quilómetros por terras da grande Los Angeles, EUA. Podiam ser números de um elenco de filme publicitário ou cinematográfico, mas não. O filme é outro, o da Volvo ou do novo Volvo EX90.
A Volvo já há muito que entrou numa viagem do tempo ao contrário, de rejuvenescimento. Deixou de ser apenas uma marca para targets mais velhos ou que valorizam destacadamente a segurança e, há uns anos, aos valores de sempre juntou parâmetros como o design e a tecnologia. Agora, está ainda apostada em jogar alguns dos mais “arriscados” dados na mesa de jogo onde se move o segmento premium automóvel. Por isso, claro que o evento mundial da marca para a apresentação do seu EX90 – a grande aposta para se destacar nos elétricos – só podia ser desenhado, concebido, testado e cozinhado ao pormenor, de forma meticulosa. Para que todos os convidados mergulhassem e sentissem essa visão de futuro: «Do que a condução pode e deve ser, aliando a inovadora tecnologia de ponta aos valores de tradição e herança da Volvo, que serão sempre a base, há anos, de tudo» o que por ali se faz, como partilha Luís Santos, marketing Operations da Volvo Portugal.
De facto, não foi este ano que a marca, criada em 1927, na Suécia, iniciou o seu percurso de facelift. Tem vindo a fazê-lo de forma tranquila, com elevada aposta no desenho exterior dos modelos, na redefinição do interior e respetivos acabamentos, no investimento em tecnologia que vai para além do que o condutor imagina poder querer.
Por isso, também não é de estranhar que o anterior EX30 seja já um campeão de vendas junto de targets mais jovens, um pouco por todos os mercados onde a marca está presente. Ou que o XC40 tenha chamado a si recordes de vendas da Volvo no mercado português.
«É uma marca atual, com legado, mas, acima de tudo, com futuro, pelos valores e produtos que tem. Talvez isso possa apelar mais a uma demografia mais jovem que procura um veículo esteticamente agradável e alinhado com o seu estilo de vida», reforça Luís Santos, um dos cerca de 60 elementos da marca que se foram distribuindo ao longo das quatro semanas por terras da Califórnia, para que nada faltasse e tudo se ajustasse ao momento, ao modelo, e ao que ele representa para a marca: a encarnação da visão da Volvo para o futuro – «uma perfeita combinação de tecnologia de ponta, design intemporal e um compromisso inabalável com a segurança e sustentabilidade. Uma nova era, expandindo os limites do que um SUV 100% elétrico premium pode oferecer em termos de inovação, conforto e luxo responsável».
NAS MARCAS DA MARCA
Ao longo de quatro dias, a Marketeer também imergiu nos principais valores com que se fabrica a Volvo. Na experiência do modelo, na condução e em tudo o que a equipa da marca lhe quis associar. Porque, esta, é marca que gosta de deixar marca sem maçar. É de atenção ao detalhe, de cuidado, sofisticação e cruzamento de mundos e vivências.
A um primeiro dia em Los Angeles, seguimos para Laguna Beach, mais a sul, para um resort que parecia ter sido desenhado como que de propósito ou a preceito para receber o EX90. Onde o verdadeiro luxo sem ostentação é padrão que define literalmente todos os espaços e pormenores, seja no tom e sorriso de quem recebe, no cuidado e bom-gosto entregue aos jardins e canteiros, no real conforto nos quartos, na luz, na iluminação, na comida. Por falar nela, o jantar de boas-vindas iria levar-nos à primeira experiência Volvo, numa condução com driver entre o resort e a zona balnear, a uns 15 minutos, e onde toda a refeição foi detalhadamente criada a pensar no EX90. O chef do parisiense Balbosté foi o responsável por momentos que combinaram com partes, peças ou materiais do carro, entre uma entrada a remeter para a turbina ou uma sobremesa a evocar os interiores do modelo.
Dia seguinte, partida para um test drive de cerca de duas horas por autoestrada até uma adega entre serras, onde ainda antes do almoço houve tempo para um workshop de fotografia: porque os bons momentos são para guardar, como diz a marca.
Almoço farm to table, que sustentabilidade é coisa que se serve à mesa nas diferentes mesas da marca, e regresso ao longo de uma estrada marginal a praias infindáveis. E, isto, sempre num modelo que traz já consigo sistema de deteção de vida a bordo, pelo que nos faz esquecer os botões desde o primeiro segundo em que nos sentamos. Depois, basta colocar na posição D, soltar o travão, carregar no acelerador e deixar-se ir numa condução que parece de tapete. No nosso caso, seria até ao resort, de novo, onde o jantar que nos esperava voltaria a ser perfeitamente alinhado e temperado com os conceitos e pilares da sueca Volvo.
A escala deste evento, que efetivamente foi um dos maiores a nível internacional, reflete a ambição do construtor em se afirmar como líder nestas áreas, particularmente no domínio da mobilidade elétrica e sustentável. «Era fundamental destacar que a Volvo não está apenas a acompanhar o mercado, mas na vanguarda, a definir padrões no segmento premium», lembra o responsável, enquanto partilha, de novo: «O EX90 marca um passo decisivo para a Volvo, reforçando a nossa posição no segmento premium. Não se trata apenas de luxo, mas de redefinir o que significa luxo no contexto do mundo atual.»
E tudo isto acontece com um modelo que se quer minimalista e sem ostentação. Como, aliás, assim foi tudo no evento mundial: um luxo minimal de conforto com sofisticação!
Ou não tivesse a Volvo grandes planos para o seu lineup de elétricos, tendo já anunciado querer aumentar as suas vendas globais em 70% para 1,2 milhões de veículos até 2025.
Algumas perguntas a Luís Santos, marketing Operations da Volvo Portugal
Este terá sido dos maiores eventos de lançamento da Volvo, a nível mundial. O que o ditou?
O novo Volvo EX90 marca o início de uma nova era na segurança automóvel. Este modelo, considerado o mais seguro de sempre, é o culminar dos compromissos de décadas da Volvo para com um futuro assente na segurança, centrado no ser humano, na sustentabilidade e inovação tecnológica. A escala do evento reflete a ambição da Volvo em se afirmar como líder nestas áreas. Era fundamental destacar que a Volvo não está apenas a acompanhar o mercado, mas sim na vanguarda, a definir padrões no segmento premium, com automóveis que são tecnologicamente avançados, de excelência, e alinhados com os nossos valores inatos de cuidado pelas pessoas e pelo planeta.
Olhando aos valores da marca e do modelo em particular, onde é que os dois se cruzaram no evento?
O EX90 representa aquilo que a Volvo defende: segurança, sustentabilidade e inovação. Faz uso de avançada tecnologia do mercado ao serviço da segurança e do ser humano. No evento, realçámos estes valores ao demonstrar em utilização real os sistemas de segurança de ponta do automóvel, desde a tecnologia LIDAR e outros, como o de compreensão do condutor ou a deteção de vida a bordo.
Esta é uma nova etapa na caminhada para o segmento premium?
Não creio que seja uma nova etapa. Será talvez o reforço da mensagem que estamos a comunicar há uns anos. O EX90 marca um passo decisivo, reforçando a nossa posição no segmento premium. Não se trata só de luxo, mas de redefinir o que significa luxo no contexto do mundo atual. Para a Volvo, premium significa dar prioridade ao ser humano, à segurança, fazendo uso de avançada tecnologia e, claro, a mais sublime experiência de condução de um automóvel com design minimalista e sem ostentação.
Hoje, mais do que nunca, um automóvel deve ser uma extensão de quem o usa. Este automóvel é um facilitador, é uma extensão de nós próprios, e, em última instância, é um enabler para que possamos aproveitar mais as nossas vidas e as de todos os que nos rodeiam.
A partir daqui será uma “nova” Volvo aquela que vamos ter no mercado?
O EX90 é um reiterar e uma afirmação de uma abordagem mais holística à mobilidade pessoal. Simboliza o nosso compromisso com a eletrificação, com o objetivo de sermos totalmente elétricos no futuro. Os valores core permanecem inalterados, mas acredito que a sociedade e as mudanças que temos observado nos últimos anos têm vindo a coincidir com os valores que a Volvo tem enquanto marca, e que remontam a 1927. Portanto, se é uma nova Volvo? Acho que não. É a máxima afirmação da Volvo de sempre que deixaria os nossos fundadores profundamente orgulhosos.
Mas, com isso, poderá piscar o olho aos clientes mais jovens?
Os consumidores mais jovens estão mais atraídos por marcas que partilham os seus valores, especialmente no que toca a sustentabilidade, design, utilidade e tecnologia. As características tecnológicas do EX90, como a integração com ecossistemas digitais, aliadas ao uso de materiais ecológicos e à motorização elétrica, tornam-no apelativo para um público mais jovem, conhecedor de tecnologia e preocupado com o ambiente.
MARIE STARK: O FOCO É REDIFINIR O LUXO
MARKETEER # 339 OUTUBRO DE 2024
EX90 – Interior Designer
Quais foram os primeiros passos no trabalho do design do novo EX90? Onde é que tudo começou?
As principais orientações e elementos essenciais dos quais não foi possível qualquer desvio…?
Começámos com um briefing para iniciar o nosso trabalho estratégico e objetivos de mercado. Na área de CMF trabalhamos com todas as inspirações; natureza, arquitetura, design de moda e design de interiores. O cliente é o foco, desde o início do processo. Reunimos e iniciámos o nosso trabalho com a criação de moodboards e conceitos de materiais. Este é um trabalho colaborativo com todos os diferentes campos do design e da engenharia. O design escandinavo é o nosso eixo principal e essa é a nossa diretriz durante todo o processo. O luxo confiante, calmo e escandinavo foi o elemento essencial.
Que tendências teve em consideração quando pensou em materiais e cores?
Analisámos todas as inspirações: de moda, interiores e arquitetura, mas também encontrámos inspiração na música. Tentamos ser o mais abertos possível na fase inicial e depois reduzi-la a alguns conceitos fortes. A principal inspiração tem sido a natureza. As cores, a textura, a luz e também a sensação de calma. A paisagem aberta da ilha de Gotland com a arquitetura moderna, que se harmoniza perfeitamente com a natureza escandinava, foi uma das principais inspirações. Era importante criar uma sensação de sala de estar e analisámos todos os diferentes conceitos de arquitetura para obter a tonalidade certa. O nosso foco tem sido redefinir o luxo.
E qual foi o maior desafio em todo esse processo? Houve muitos avanços e retrocessos, ou foi um trabalho linear?
Trabalhar com materiais mais sustentáveis leva o seu tempo, pois temos muito mais considerações a ter em conta e isso precisa de fazer parte do processo desde o início. Todos os nossos materiais têm que responder aos nossos requisitos, o que demora tempo e, às vezes, precisamos de reconsiderar os conceitos do CMF. Ser criativo nem sempre é um processo linear. No início do trabalho é uma fase de procura em que importa ter a mente aberta e criativa. Também a colaboração com uma equipa de design/engenharia mais ampla – é gratificante ver a união em volta do carro. Sendo um novo passo para redefinir o luxo, com materiais e inovação, é preciso ter coragem!
Se tivesse que descrever o EX90 numa palavra, em termos de design, qual seria?
Confiante!