Herança: Vista Alegre lança nova coleção para assinalar 200 anos de história

A coleção ‘Herança’ é o espelho de uma tradição repleta de qualidade e de rigor a todos os níveis de conceção e execução. Trata-se de um serviço composto por 17 peças ostentando motivos florais, inteiramente pintados à mão, com a destreza da Manufatura da Vista Alegre.

A coleção Herança em porcelana reflete os primeiros trabalhos decorativos na Vista Alegre após a contratação de Mestre Victor Rousseau, em 1835. Além do seu papel determinante na criação da escola de pintura da marca, Rousseau abriu a Vista Alegre seguindo as correntes estéticas dominantes na época.

Paralelamente, alguns dos filhos de José Ferreira Pinto Basto, fundador da empresa, viajaram para Sèvres de onde trouxeram uma importante bagagem referencial, tanto técnica quanto estética. Este conjunto de influências deu origem a decorações mais ricas, expressivas e coloridas, onde bouquets de flores, grinaldas e entrelaçados florais eram representados com uma paleta de cores alegre e suave.

Um trabalho de detalhe e sensibilidade que os atuais pintores da Manufatura replicam com exatidão na coleção Herança, disponível apenas por encomenda.

O serviço em cristal Herança acompanha harmoniosamente o conjunto de porcelana, inspirando-se também nas decorações do acervo do Museu Vista Alegre.

Com um carácter marcadamente clássico, Herança Cristal apresenta uma decoração rica, onde a lapidação e a gravação são elevadas pela pintura manual a ouro.

A coleção Herança, em porcelana e em cristal, encontra-se disponível apenas por encomenda.

Artigos relacionados