Dona da Caras e Visão com insolvência à vista: Plano Especial de Revitalização chumbado

A Trust in News, a editora que detém título como a Caras, a Visão e a Exame, que aguardava um parecer favorável no Plano Especial de Revitalização (PER) – iniciado em maio-, para apoiar a situação financeira difícil em que a empresa se encontra, acaba de anunciar aos trabalhadores que o plano será chumbado. A votação acontece amanhã mas a administração do grupo já sabe que o resultado dos votos não permitirá aprovação.

“O PER da TIN não vai ser aprovado. O tempo e as condições necessárias não se reuniram para se conseguir manter em dia todas as contribuições mensais para o Estado, desde 29 de Maio de 2024, e os ordenados e subsídios de todos os colaboradores.

Tudo foi sendo feito, todos os meses, para não atrasar muito cada uma das rubricas, mas a realidade é que não foi possível ter tudo em ordem, como bem sabem.

A reestruturação interna está a mostrar-se correta e adequada, mas o tempo que leva a produzir efeitos é mais lento do que a queda de receitas da TIN.

Estamos a analisar com os nossos consultores para decidir que medidas devem ser tomadas para a viabilização da empresa, que se mantém a operar normalmente. Disso daremos conta a todos, o mais depressa possível.

A Administração vai reunir ainda hoje com todos os diretores.”

A aprovação deste PER dependia, acima de tudo, da aprovação do Estado, o maior credor. Só que a proposta de viabilização da empresa apresentada não conduziu à validação desejada. Perante este chumbo, o cenário de insolvência da empresa ganha força. Ainda assim, poderão existir outras alternativas, ainda em estudo.

Ao Estado, a empresa propunha-se a pagar toda a dívida em 150 prestações mensais, durante 12 anos e meio, sendo que aos outros credores a ideia seria saldar a dívida em 15 anos, ao longo de 180 prestações mensais.

 

Artigos relacionados