Tem algum destes discos a ganhar pó no sótão? Alguns valem milhões de euros

Se é daqueles que não se consegue livrar dos discos de vinil antigos, e tem uma caixa a ganhar pó no sótão ou no armário, pode estar na altura de a analisar e verificar se não tem nenhum ‘tesouro’ escondido.

Para alguns fãs e colecionadores, há relíquias que valem milhares ou até milhões de euros, e os vinis antigos estão, segundo o Daily Mail, a atingir recordes de valorização desde a década de 1990.

Veja a lista dos discos antigos que atingiram os valores mais altos de sempre:

1. Wu-Tang Clan: Once Upon a Time in Shaolin – entre dois e quatro milhões de dólares
Criado em 2015 em protesto com a desvalorização da música no mundo digital, só uma cópia foi criada. Foi vendida primeiro por 2 milhões de dólares a um farmacêutico, que acabou depois condenado por fraude, e viu o disco apreendido pelas autoridades. Viria a ser vendido pelo Governo dos EUA por quatro milhões de dólares.

2. Bob Dylan: Blowin’ in the Wind – 1,77 milhões de dólares
Trata-se de um disco único, leiloado em 2022 pela Christie’s. Este disco é de acetato, que produz melhor qualidade de som, mas é muito delicado, pelo que tem uma cobertura de safira e gradiente de quartzo, como a Estação Espacial Internacional, para o proteger do desgaste.

3. John Lennon & Yoko Ono: Double Fantasy – 850 mil dólares
Trata-se de um exemplar do álbum que está autografado por John Lennon para Mark Chapman, o homem que viria a matar o cantor dos Beatles escassas horas depois, a 8 de dezembro de 1980.

4. The Beatles: White Album – 790 mil dólares
Um clássico assim que saiu em 1968, as primeiras quatro edições foram dadas a cada um dos quatro Beatles e, em 2015, Ringo Starr vendeu a sua cópia pessoal, que atingiu um valor recorde nos EUA.

5. Elvis Presley: My Happiness – 300 mil dólares
O primeiro disco gravado por Elvis foi comprado por Jack White, dos White Stripes, que depois fez uma cópia fiel do frágil disco de acetato, que depois reeditou.

6. The Beatles: Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band – 290 mil dólares
Uma cópia deste icónico disco dos Beatles, assinada pelos quatro membros da banda, foi vendida por 290 mil dólares a um colecionados norte-americano, em 2013.

7. The Quarry Men: That’ll Be The Day/In Spite of All the Danger – 250 mil dólares
A banda fundada por John Lennon com outros amigos de escola, antes da formação dos Beatles, gravou um cover de That’ll Be the Day, de Buddy Holly, e com uma canção original, escrita por Lennon e George Harrison. Considerado o disco mais raro do Reino Unido, o disco de acetato original atingiu 250 mil dólares em leilão.

8. The Beatles: Yesterday & Today – 125 mil dólares 
Uma versão inicial do disco, em que a capa mostra a banda de Liverpool coberta de carne crua e bonecas desmembradas (gerou polémica e foi mudada), foi vendida em 2013 por 125 mil dólares, em leilão.

9. The Beatles: ‘Til There Was You (acetato de 10 polegadas) – 97.800 dólares
O ‘Santo Graal’ para muitos colecionadores e fãs dos The Beatles, o acetato original de 10 polegadas foi vendido em março de 2016 por quase 98 mi dólares.

10. Aphex Twin: Caustic Window – 46.300 dólares 
O álbum mais recente nesta lista, gravado em 1994. Considerado perdido, o álbum chegou à fase de testes, o que significa que apenas uma cópia existiu. A versão de teste de pressão foi vendida em 2014, ao criado do jogo Minecraft.

Artigos relacionados