Mudanças no e-commerce: Shein perde fôlego e Temu surge como nova favorita
O crescimento das receitas da retalhista online Shein abrandou para 23% no primeiro semestre deste ano, em comparação com os 40% do ano passado. Já a concorrente Temu apresenta resultados em profunda expansão e um enorme crescimento de popularidade.
A notícia é avançada pela imprensa britânica (The Information) citando dois especialistas, numa altura em que a empresa se prepara para uma muito aguardada cotação em Londres.
A desaceleração do crescimento coincide com o aumento da concorrência do site chinês de compras a preços baixos Temu, que, de acordo com um relatório, ganhou popularidade nos últimos anos nos EUA.
Segundo o mesmo relatório, o lucro da empresa caiu mais de 70% para pouco menos de 400 milhões de dólares no primeiro semestre deste ano. As receitas durante este período atingiram 18 mil milhões de dólares.
A Shein, que vende tops de 5 euros e vestidos de 10, registou um rápido crescimento impulsionado pelo seu modelo de negócio de baixo custo, que consiste em enviar encomendas para clientes de todo o mundo diretamente das fábricas na China.
A empresa foi avaliada em 66 mil milhões de dólares numa ronda de angariação de fundos no ano passado e realizou reuniões informais com investidores este mês para uma planeada oferta pública inicial em Londres.
A Shein não divulga publicamente os seus resultados globais.