Europeus compram cada vez mais online: vendas no terceiro trimestre cresceram 5%
A Salesforce, CRM de Inteligência Artificial (IA), acaba de lançar o “Q3 Shopping Index”, que analisa os dados de consumo e do retalho a nível global, incluindo também Portugal.
Os números apontam para um crescimento das vendas na Europa em 5%, acima do valor registado a nível global, de 3%. Espanha e Itália registam os maiores crescimentos de vendas, de 8% e 13%, respetivamente.
O primeiro trimestre deste ano demonstrava uma evolução lenta das vendas devido à inflação, indicando que os consumidores estariam a guardar os seus orçamentos para momentos de compras no segundo semestre. Agora, chegando ao final do ano e ao pico de compras que é a altura do Black Friday e Natal, o terceiro trimestre já revela sinais de vitalidade.
A nível global foi registado um crescimento de vendas na ordem dos 3%, e o tráfego online subiu 4%. O valor médio de encomenda fixou-se nos 106,27 dólares, 97,5 euros, e a taxa de desconto médio nos 18%, mas a taxa de conversão ficou pelos 1,8%, uma queda de 4% face a igual período do ano passado, impactada também pela elevada taxa de abandono de carrinho (85%).
O terceiro trimestre de 2024 trouxe ainda a consolidação de algumas tendências, como o crescimento do tráfego mobile em 5%, por oposição à utilização do computador, que desceu 1%.
Os motores de busca ou marketplaces vão perdendo relevo, com 6% dos consumidores a ir diretamente ao site das marcas e 15% a efetuar encomendas online também nos próprios sites, demonstrando a fidelização dos consumidores e a procura por produtos e marcas específicas.
As principais categorias que registaram crescimento de vendas neste trimestre foram as de Brinquedos/Educação, que subiram 18%, o calçado desportivo, 12%, e produtos de beleza e bem-estar que cresceram 10%. Por oposição, a decoração desceu 9%, a roupa de luxo menos 2% e as malas/carteiras de luxo teve uma quebra de 2%, que registaram as maiores quedas.
O ano ainda não terminou e o terceiro e último trimestre costuma ser o mais forte para o comércio digital, com grandes momentos de compras como a Black Friday, Cyber Monday, Natal e Ano Novo.