Governantes invadem redes sociais. Dos bastidores aos likes, tudo pelo engagement
Longe vão os tempos em que os bastidores da política permaneciam no segredo dos Deuses. Actualmente, a classe de governantes rendeu-se às evidências e faz do registo do dia a dia, profissional e pessoal, uma ferramenta importante de trabalho.
Há governantes, deputados e líderes partidários que utilizam as redes sociais para se conectarem com os seguidores, dominarem algoritmos e transmitirem as mensagens que pretendem. Objectivo? Alcançar mais e mais seguidores.
Esta semana, a revista Visão fez um artigo dedicado a este tema e de onde se podem extrair várias conclusões sobre o papel dos políticos na era das redes sociais:
– Os influenciadores políticos usam as redes sociais para mostrar um lado mais pessoal e autêntico, partilhando momentos em família, como faz Miguel Pinto Luz, que ajudam a humanizar e a criar uma conexão emocional com o público.
– Existe uma clara profissionalização na forma como os políticos gerem as redes sociais. As publicações são pensadas e até os vídeos “domésticos” são editados.
– Os políticos utilizam uma mistura de conteúdos informais e institucionais para envolver diferentes segmentos do público.
– Os governantes procuram adaptar-se a novas estratégias para se adequarem às características específicas de cada plataforma.
– O principal objectivo dos influenciadores políticos é mobilizar seguidores, o chamado engagement.
– Cada partido adapta as estratégias de acordo com suas necessidades e objectivos.
– As redes sociais tornaram-se ferramentas indispensáveis na política moderna. A capacidade de alcançar um vasto público, em pouco tempo e a custos reduzido, transformou-se na forma como os políticos comunicam e fazem campanha.
Por outro lado, isso também implica a necessidade de se estar sempre actualizado e pronto para responder às rápidas mudanças no ambiente digital.
Os influenciadores políticos criam uma nova era da política de comunicação, onde a personalização, o profissionalismo, a diversificação de conteúdos, a adaptabilidade e a compreensão dos algoritmos são essenciais para o sucesso.