Questões éticas, privacidade, qualidade ou preços: Temu rejeita ‘vícios’ apontados e abre o livro dos segredos para o sucesso do negócio
Com ofertas relâmpago e campanhas de preços muito baixos, comprar na Temu tornou-se uma experiência irresistível para muitos. Há mesmo quem a compare ao vício do açúcar.
Lucy Clark, de Manchester, por exemplo, partilhou a sua experiência ao entrar na aplicação de compras pela primeira vez em 2023. Clark descreveu a aplicação como uma espécie de “casino virtual”, com roletas, temporizadores em contagem decrescente e ofertas de descontos relâmpago.
Ao encontrar uma variedade de gadgets domésticos e artigos a preços baixos, Clark comprou brinquedos para o Bulldog Francês da mãe por um valor bastante inferior ao preço das lojas convencionais. Embora a entrega de duas semanas seja lenta comparada com a Amazon, é considerada aceitável.
Especialistas afirmam que a abordagem da Temu, com preços baixos e promoção intensa de produtos, é deliberada para manter os consumidores a comprar. A gamificação é uma prática comum no Temu, integrando elementos de jogos na experiência de negociação electrónica. Isto inclui ofertas limitadas, rodas de prémios e jogos interactivos, tornando a compra mais divertida e recompensadora.
A marca defende-se das críticas e, em conversa com a Marketeer, um porta-voz de Temu explicou: «Ver os nossos preços baixos pode levar alguns a questionar a nossa rentabilidade. No entanto, uma análise mais profunda das ineficiências que afectam as cadeias de fornecimento tradicionais revela como o nosso modelo de negócio melhora significativamente a eficiência. Isso beneficia não só os consumidores com melhores preços, mas também cria um ciclo positivo que favorece as empresas e a nossa plataforma. Assim, a ideia de que a Temu vende a prejuízo para ganhar quota de mercado não é verdadeira. Fazemos parte da PDD Holdings Inc. e não divulgamos os nossos números separadamente, mas os relatórios financeiros da PDD oferecem uma visão sobre a rentabilidade e sustentabilidade da nossa abordagem.»
Por outro lado, e no que diz respeito à gamificação, a Temu justifica a técnica: “o nosso objectivo é tornar a compra online acessível e agradável nos 51 mercados que servimos. A nossa estratégia de gamificação integra elementos familiares do retalho tradicional, como ofertas limitadas, rodas de prémios e jogos interactivos, visando tornar a experiência de compra mais divertida e recompensadora, com descontos que tornam os preços ainda mais atractivos.»
«A prioridade da empresa», prossegue, «é a criação de um ambiente de compra envolvente e estamos surpresos com percepções de que a nossa abordagem possa ser enganosa. A nossa intenção é promover interacções genuínas e evitar ‘padrões obscuros’. Valorizamos o feedback dos clientes e fazemos actualizações na nossa aplicação com base nas suas opiniões e preferências locais. Se encontrarem funcionalidades inadequadas, encorajamos a partilha de feedback específico para que possamos melhorar continuamente a nossa plataforma.»
A verdade é que a popularidade da Temu também levanta questões éticas. A empresa está sob investigação por transparência de dados e denúncias de trabalho escravo. Apesar de um crescimento rápido na Europa e nos EUA, há críticas sobre a estratégia de operar com prejuízo para eliminar a concorrência.
Sobre a privacidade e segurança dos dados, o mesmo porta-voz explica: «Na Temu proteger a privacidade do utilizador é fundamental para as nossas operações. Somos transparentes quanto ao uso dos dados, recolhendo apenas a informação mínima necessária para gerir pedidos, processar pagamentos, comunicar com os utilizadores e personalizar a sua experiência de compra.»
E continua: «este compromisso está alinhado com os rigorosos padrões estabelecidos pelas lojas de aplicações, como a App Store da Apple e o Google Play. Garantimos que os utilizadores estão informados sobre qualquer possível recolha de dados, enquanto, na prática, limitamos a utilização dos nossos dados ao que é essencial para uma prestação de serviço eficaz. Como parte da PDD Holdings Inc., listada no Nasdaq, estamos sujeitos a uma supervisão regulatória rigorosa, reforçando o nosso compromisso com a gestão responsável dos dados e a protecção da privacidade em todos os níveis das nossas operações.»
Apesar das críticas, a Temu continua a crescer, atraindo consumidores com a promessa de uma experiência de compra envolvente e preços irresistíveis.