Já são conhecidos os vencedores da 15.ª edição dos Cannes Corporate Media & TV Awards. Há portugueses na lista
Esta semana, a Riviera Francesa voltou a ser palco da excelência na comunicação audiovisual, onde se premiaram os melhores conteúdos corporativos e documentários do ano, na 15.ª edição dos Cannes Corporate Media & TV Awards.
De entre quase 800 inscrições provenientes de 46 países, 212 produções chegaram à lista de finalistas, e 154 delas foram distinguidas com os cobiçados troféus Golfinho. O júri internacional, composto por cerca de 100 especialistas, elogiou a qualidade excepcional dos trabalhos apresentados nesta edição.
Portugal também foi destaque entre os vencedores. A Rota Vicentina foi premiada com um troféu de Prata pela produção “A Paisagem que Escolhemos”, na categoria Questões Ambientais e Sustentabilidade. Na categoria Vídeos de Turismo, o Município da Nazaré, o Turismo Centro de Portugal e a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa foram reconhecidos com Certificados de Finalista.
O momento mais marcante da noite foi o anúncio dos prémios Grand Prix, que reconhecem as melhores produções nas categorias de “Vídeos Corporativos” e “Documentários” de 2024.
Este ano, o Grand Prix na categoria Vídeos Corporativos foi atribuído ao Reino Unido. O filme premiado, “Waiting List”, produzido pela empresa britânica Nowadays para a organização sem fins lucrativos Gendered Intelligence, aborda de forma comovente a alegria de ser transgénero, enquanto expõe a cruel indiferença do sistema de saúde.
O Grand Prix na categoria de Documentários foi atribuído ao documentário de vida selvagem “Lions of the Skeleton Coast”, produzido pela empresa holandesa Into Nature Productions. O filme retrata a emocionante história de um investigador e três crias de leão do deserto ao longo de oito anos no deserto do Namibe, documentando as suas tragédias e triunfos de forma impactante, complementada por uma cinematografia deslumbrante e uma banda sonora épica.
Uma das novidades deste ano foi a introdução do troféu Golfinho Azul para “Agência do Ano”, além dos prémios habituais de “Empresa do Ano” e “Produtora do Ano”. «O papel das agências na comunicação corporativa é cada vez mais importante. A sua capacidade para desenvolver produções criativas e eficazes é crucial para o sucesso e inovação na nossa indústria, em parceria com o trabalho das produtoras. Nos Cannes Corporate Media & TV Awards, honramos estes intervenientes não só pelo seu excelente trabalho, mas também pela sua significativa contribuição para o avanço e fortalecimento do setor do audiovisual corporativo», comentou Alexander V. Kammel, director do Festival Cannes Corporate Media & TV Awards.
A Vodafone Alemanha foi distinguida como “Empresa do Ano”, levando para casa quatro troféus de Prata e um de Ouro.
O título de “Agência do Ano” foi atribuído à Cyrano Kommunikation GmbH, da Alemanha, que conquistou três troféus Golfinho de Ouro. A produtora britânica RD Content recebeu o cobiçado título de “Produtora do Ano”, destacando-se como a grande vencedora da noite com três Certificados de Finalista, sete troféus de Prata, dois troféus de Ouro e um troféu Preto pelo “Melhor Uso de Drones”.
A lista completa de finalistas e vencedores, bem como as produções premiadas, pode ser consultada na Galeria de Vencedores: www.cannescorporate.com/en/winners2024.php