Na era da Inteligência Artificial estabeleça a sua marca e eleve a carreira na publicidade. Como? Saiba aqui
Existem formas de comunicar os seus talentos e capacidades e controlar como os outros o vêem. Com a IA a crescer, as horas de trabalho a diminuir e os profissionais altamente talentosos a competir por empregos, promoções e clientes, nunca foi tão vital para o desenvolvimento pessoal e profissional estabelecer a sua marca e comprometer-se a ser como é.
O que não se deve fazer é trabalhar incansavelmente para se afirmar como algo que não se é. O velho ditado “Sê tu próprio; todos os outros já estão ocupados” pode agora ser actualizado para “Sê tu próprio; a IA já é capaz de ser toda a gente”.
O boom de produtividade da IA oferece uma óptima oportunidade para as pessoas se empenharem em mostrar o seu “eu” único em cada etapa das suas carreiras. Quer seja um estudante universitário à procura de emprego, um profissional experiente à procura de uma promoção ou uma lenda do sector a tentar conseguir novos negócios, qual é o factor diferenciador entre si e a concorrência?
Por mais simples que pareça, a resposta é, a própria pessoa
As pessoas mais bem-sucedidas conseguem comunicar a sua autenticidade, o seu trabalho, a sua reputação e a sua marca. Algumas pessoas confundem isto com ser egocêntrico e egoísta. Depois de fazer essa mudança mental, pode comunicar os seus poderes. Aqui, estão três princípios que o podem ajudar:
Deixe que os outros saibam quem você é
Este é um grande passo e é mais fácil falar do que fazer. Não é fácil expormo-nos ao mundo. Para a maioria das pessoas, não é fácil falar sobre os seus próprios êxitos ou documentar a sua vida. Mas prometo-lhe que só verá benefícios em falar com o mundo e comunicar a sua marca pessoal. Além disso, não tem de o fazer de uma forma que se centre no envolvimento, nos gostos, nas visualizações, etc. Para a sua marca pessoal, o que importa não é o volume de alcance, mas a qualidade desse alcance.
Potencie os seus canais de comunicação
Isto não significa necessariamente que tenha de ser um dos milhares de “líderes de opinião” no Linkedin. Honestamente, penso que quanto mais comunicar coisas sobre si que não estejam relacionadas com o seu trabalho directo, melhor. Significa falar sobre as coisas de que gosta de falar e fazê-lo de uma forma ponderada e criativa. É tão simples quanto isso. E se gosta de falar sobre o seu trabalho – então, óptimo! Fale sobre ele. Nunca deixe de se verificar a si próprio para garantir que está a ser autêntico. Só precisa de aproveitar os canais de comunicação que já estão à sua disposição.
Seja autêntico
Se está a pensar: “Mas eu sou introvertido e não me sinto à vontade para falar sobre mim”, então partilhe isso com os outros. É preferível trabalhar com alguém que é autêntico e que possa admitir que não se sente à vontade em situações sociais do que não saber absolutamente nada sobre essa pessoa.
E pode comunicar o facto de ser introvertido sem fazer uma tentativa desesperada de se tornar viral na Internet. Coloque-o nas suas biografias de perfil. Adicione-o ao seu sítio Web. Fale sobre isso com colegas de trabalho, fale sobre isso com recrutadores, fale sobre isso com clientes.
É claro que é importante comunicar a sua marca, mas a realidade é que alguém pode ficar um pouco mais inspirado a agir depois de ler isto.
E esse é o verdadeiro combustível que impulsiona o motor da marca pessoal. É preciso sentir a inspiração e a motivação para continuar a expor-se, mesmo quando se sente desconfortável. Qual é o pior que pode acontecer quando se comunica quem se é, o que se gosta de fazer e o que se está a fazer?
Se o fizermos de uma forma autêntica, nunca poderemos errar.