IPAM: Estudo mostra que antigos alunos estão a ocupar cargos de direção

O Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) apresentou os resultados do seu estudo sobre a evolução profissional dos seus ex-alunos, realizado entre Março e Setembro de 2023. Este estudo, que analisou a carreira de 1171 ex-alunos (alumni), revela um progresso profissional notável e a eficácia da formação oferecida pelo IPAM.

Com uma participação equilibrada entre géneros e uma predominância de residentes em Portugal, especialmente em Lisboa e Porto, o estudo evidencia a forte presença dos alumni do IPAM no mercado de trabalho nacional e internacional.

Cerca de 94% dos alumni trabalham em Portugal, sendo que 39.4% estão em Lisboa e 33.7% no Porto. Apenas 6,1% trabalham fora do país, sendo que destes, 66,7% estão na Europa, com Espanha e Reino Unidos como os destinos europeus mais significativos.

Observou-se uma evolução significativa nas carreiras dos participantes, com um aumento de posições de liderança e uma diversificação nos sectores de actuação. 13,5% dos ex-alunos do IPAM assumem actualmente o cargo de Director Geral, 11,3% de Gestor Comercial e 8,7% de Gestor de Marketing. Tendo em conta a função assumida quando entraram no mercado de trabalho, 14,1% assumiu o cargo de Gestor Comercial, 13,9% de Assistente de Marketing e 10,8% de Assistente Comercial.

Relativamente aos sectores das empresas onde trabalham os ex-alunos, o “top 3” mantém-se inalterado, mas com diferentes incidências: Manufacturing (21,1% no 1º Emprego / 24,1% Emprego Atual), Services (15,1% no 1º Emprego / 20,8% no Emprego Atual) e Retail (14,9% no 1º Emprego / 9,9% no Emprego Atual).

“O IPAM celebra o sucesso dos seus antigos alunos e reafirma o seu compromisso com a oferta de uma educação de qualidade, preparando os estudantes para enfrentar os desafios do mercado de trabalho global. Esta análise não só reforça o valor da formação adquirida no IPAM mas também destaca a instituição como um pilar na educação de futuros líderes no mundo dos negócios e marketing”, refere Daniel Sá, Director Executivo do IPAM.

 

Artigos relacionados