Google ganha em tribunal e já não vai pagar a multa de 1,49 mil milhões de euros por restringir publicidade da concorrência
A Google ganhou o recurso contra uma coima de 1,49 mil milhões de aplicada pela UE por ter bloqueado os anunciantes rivais de pesquisa em linha.
O bloco acusou a Google de abusar da sua posição dominante no mercado ao restringir a exibição de anúncios de pesquisa por parte de terceiros rivais entre 2006 e 2016.
Embora o segundo tribunal de topo da Europa tenha confirmado grande parte das conclusões da Comissão Europeia, optou por anular a coima.
Esta decisão surge uma semana depois de o mais alto tribunal da UE ter confirmado uma coima de 2,42 mil milhões de euros contra a Google por causa do seu serviço de compras.
A empresa de tecnologia de publicidade da Google tem tido problemas com vários reguladores em todo o mundo.
No início deste mês, a Autoridade da Concorrência e dos Mercados (CMA) do Reino Unido concluiu provisoriamente que a empresa utiliza práticas anti concorrenciais para dominar o mercado.
O governo dos EUA também está a levar o gigante da tecnologia a tribunal por causa da mesma questão, com os procuradores a alegarem que a sua empresa-mãe, a Alphabet, opera ilegalmente um monopólio no mercado.
A Alphabet argumentou que o seu domínio do mercado se deve à eficácia dos seus produtos.