Adultos activos que valorizam o desempenho físico na mira da Nestum
A Nestum recuperou a música infantil “Joana Come a Papa”, de José Barata Moura, e alterou-a ligeiramente, trocando “papa” por “prota” na sua mais recente campanha que visa dar a conhecer a nova gama Nestum Pro. Trata-se de uma gama de cereais ricos em proteína que visa responder à crescente procura por alimentos ricos em proteína, uma tendência que tem vindo a ganhar força entre consumidores.
«Com esta campanha, quisemos capturar a essência nostálgica de Nestum, enquanto comunicamos a sua evolução para um novo segmento. A música adaptada é um toque divertido que conecta as pessoas com a marca de uma forma emocional e contemporânea. Criámos um filme com um tom divertido e que tinha como intenção quebrar com o paradigma de comunicação de produtos proteicos», explana Susana Albuquerque, directora Criativa Executiva da Uzina, a agência que assina a criatividade.
A campanha conta com o actor Tiago Teotónio Pereira a ajudar na tarefa de assinalar a evolução da marca Nestum para o segmento proteico. Segundo a Nestlé, o objectivo da campanha é levar os consumidores a reconhecer o novo Nestum Pro como uma extensão natural do sabor que os acompanhou desde a infância, agora enriquecido com proteína vegetal e sem açúcares adicionados.
«Nestum sempre esteve presente na minha vida e agora fez todo o sentido dar a cara por Nestum Pro. Além de manter o sabor, consigo incluir no meu dia-a-dia, em conjunto com uma alimentação e estilo de vida mais cuidados», comenta Tiago Teotónio Pereira
Joana Bandeira, Brand manager de Nestum, explicou à Marketeer o porquê do lançamento desta nova gama e a importância dos influenciadores para dar a conhecer as opções de Nestum Pro.
Que alterações no consumidor levaram ao lançamento do Nestum Pro?
O lançamento do Nestum Pro responde à crescente procura por alimentos ricos em proteína, uma tendência que tem vindo a ganhar força entre consumidores. Desta forma, acrescentámos valor nutricional à marca Nestum e reforçámos o portfólio da Nestlé, com a entrada num novo segmento, o da proteína.
Ao longo de seis décadas, Nestum tem acompanhado os ritmos de vida dos portugueses e evoluído com eles. Seja na sua receita original, nas novas variedades ou na forma como responde à conveniência de consumo dos dias de hoje, Nestum adapta-se às exigências do mercado. O portefólio tem crescido com submarcas como Nestum Zero, a gama sem açúcares adicionados, e Nestum Pro, pensado para consumidores que procuram produtos com benefícios associados, especialmente adultos activos que valorizam o desempenho físico e uma alimentação equilibrada.
Quais são as principais diferenças entre Nestum Pro e a versão tradicional?
Este novo Nestum, rico em proteína de origem 100% vegetal e sem açúcares adicionados, é uma solução nutritiva, que combina um sabor delicioso com os benefícios dos cereais 100% naturais.
Em média, as diversas variedades do portefólio de Nestum oferecem 9,5g de proteína por 100g, enquanto o novo Nestum Pro contém 25g de proteína por 100g. O consumo de proteína é fundamental para o crescimento e manutenção muscular, assim como para o bom funcionamento geral do organismo.
Nestum Pro surge como uma excelente opção para quem procura um alimento rico em proteína de boa qualidade e hidratos de carbono simples e complexos, num formato prático e versátil. Ao contrário da maioria das variedades da gama, que apresenta uma textura em flocos de cereais, este produto é em farinha, apresentando uma textura adequada para batidos e outras receitas.
Nestum Pro está disponível em dois sabores, Cereais e Morango. Sendo que o primeiro é uma extensão natural do sabor a Nestum, que os portugueses estão habituados, e o segunda com sabor a fruta acaba por ser uma inovação no portefólio.
À semelhança do que existe em outras gamas, é expectável o alargamento da atual gama de Nestum Pro? A que prazo?
Estamos sempre atentos ao feedback do mercado e às tendências de consumo. Queremos muito que os portugueses gostem deste novo produto e o introduzam no seu dia-a-dia, para que possamos, eventualmente, alargar a gama a curto prazo. O desenvolvimento de novos sabores e formatos é sempre considerado, com o objectivo de oferecer opções mais diversificadas e inovadoras, de modo a corresponder às expectativas dos nossos consumidores.
Quem é, actualmente, o consumidor tipo de Nestum Pro?
O consumidor tipo de Nestum Pro é um adulto activo, preocupado com a sua saúde e bem-estar, e que procura opções alimentares ricas em proteína para complementar o seu estilo de vida. São consumidores que procuram melhorar o desempenho físico através de exercício regular e de uma alimentação equilibrada e nutritiva, valorizando produtos práticos que oferecem benefícios funcionais.
Qual o momento adequado para o consumo de Nestum Pro?
O Nestum Pro é um produto rico em proteína, e também constituído por hidratos de carbono de absorção rápida e lenta, sendo, por isso adequado para consumir ao pequeno-almoço ou lanche.
Em contexto desportivo, pode ser consumido como pré ou pós-treino, dependendo dos objectivos e necessidades de cada indivíduo. Com o acompanhamento de um nutricionista especializado em nutrição desportiva, é possível fazer uma ingestão inteligente de hidratos de carbono e proteína, ajustando a quantidade de acordo com as necessidades, objectivos desportivos e momento de consumo. É importante adequar a quantidade, tipo e momento de ingestão para obter os melhores resultados em termos de desempenho e recuperação muscular.
Que novos consumidores querem conquistar com a campanha que agora arranca?
Com a nova campanha de Nestum Pro, pretendemos conquistar consumidores portugueses, nomeadamente adultos activos e desportistas que se preocupam com a sua saúde e bem-estar, que procuram uma alimentação equilibrada e fazem exercício físico, necessitando assim de energia para enfrentar os desafios diários. Além disso, queremos chegar também àqueles que consumiam Nestum durante a sua infância, oferecendo-lhes agora uma alternativa rica em proteína, com o sabor tradicional de Nestum e alinhada com a crescente tendência de nutrição.
Porquê a escolha de Tiago Teotónio Pereira para ser a cara desta gama?
Escolhemos o Tiago Teotónio Pereira como embaixador do Nestum Pro por ser uma figura conhecida e querida dos portugueses, o que dá uma percepção automática de portugalidade à campanha de comunicação, transmitindo a mensagem da gama ser produzida em Portugal, na fábrica da Nestlé em Avanca.
Além disso, acreditamos que o perfil do Tiago está totalmente alinhado com Nestum Pro. O seu estilo de vida equilibrado e a paixão pelo desporto têm evoluído exponencialmente nos últimos anos, e é, por isso, reconhecido pelos portugueses enquanto um player de confiança nestas áreas. A alimentação saudável faz parte das características dos nossos consumidores, sendo um factor decisivo na escolha do embaixador. O Tiago, além de ter crescido com a marca, encaixa agora perfeitamente no perfil do consumidor Nestum Pro. Acreditamos que personifica na perfeição o compromisso com um estilo de vida saudável, em harmonia com os benefícios que o novo produto oferece.
Além de ser a cara da campanha, de que forma irá o actor activar esta ligação?
Tiago Teotónio Pereira, enquanto embaixador, terá um papel fundamental na comunicação do novo produto. Está presente no anúncio de televisão, em conteúdos no digital e noutros materiais de comunicação. Adicionalmente, terá uma participação activa em eventos desportivos, onde Nestum Pro estará presente nos seus equipamentos desportivos. Como verdadeiro fã do Nestum Pro, o Tiago partilhará a sua experiência pessoal com o produto.
Acima de tudo, é o seu tom positivo, informal e divertido que nos ajudará a passar as mensagens-chave definidas na estratégia da marca para Nestum Pro.
Terão outros influenciadores nesta fase de comunicação da gama?
A nossa estratégia de comunicação inclui a colaboração com outros influenciadores que são reconhecidos por promover um estilo de vida saudável e activo como José Mata, Ricardo Pereira, Rita Patrocínio, Maggy Santos, Vanessa Martins, Pedro Sturken, José Maria Castelo Branco (da plataforma Move Hiit), Mafalda Sena e Andreia Gomes (Drizinha).
Acreditamos que estes influenciadores ajudarão a amplificar a mensagem da campanha e a aumentar o alcance entre diferentes segmentos de público.
O nosso objectivo é, através das suas plataformas, chegarmos ao nosso público-alvo apresentando soluções práticas para introduzir o Nestum Pro no seu dia-a-dia e dar a conhecer as vantagens nutricionais desta nova gama.
Que importância terá a presença em ginásios na estratégia de meios e de que forma será feita a activação nesses espaços?
A presença em ginásios desempenha um papel essencial na estratégia de meios para Nestum Pro, uma vez que é nestes espaços que encontramos grande parte do nosso público-alvo, composto por pessoas que, com maior ou menor frequência, se preocupam com a saúde e o bem-estar. Estes consumidores valorizam uma alimentação equilibrada, nutritiva e adequada ao desempenho físico, o que torna o ginásio um ponto de contacto directo e relevante para a marca. Aqui devemos apostar em degustações em ginásios seleccionados e investimento na decoração dos espaços de ginásio.
Além da presença em ginásios, apostámos numa campanha multimeios estrategicamente planeada para atingir um público amplo e diversificado, desde os tradicionais meios de comunicação, TV e Rádio, comunicação em outdoor até as plataformas digitais, como o Youtube, Spotify (e outras plataformas de música) e redes sociais.
A campanha de comunicação foi desenvolvida pela agência Uzina, com um conceito criativo que destaca a familiaridade da marca Nestum e a sua evolução para um novo segmento de mercado. A ideia central é levar os consumidores a reconhecer o novo Nestum Pro como uma extensão natural do sabor que os acompanhou desde a infância, agora enriquecido com proteína vegetal e sem açúcares adicionados. O conceito é reforçado por uma versão adaptada de uma música clássica, familiar a todos: “Come a prota, Joana, come a prota”, que remete ao novo perfil proteico do produto.
Texto de Maria João Lima