Lusíadas Saúde lança campanha de prevenção do suicídio em outdoors
No âmbito do movimento “Setembro Amarelo”, o mês da prevenção do suicídio, a Lusíadas Saúde lançou uma campanha que pretende alertar a população para a importância deste tema e sensibilizar para a procura de ajuda profissional especializada.
Sob o mote “Se ele/a não tivesse procurado ajuda, esta memória não existiria”, a campanha foi criada pela agência McCann para o Hospital Lusíadas Monsanto, uma unidade especializada em saúde mental. Está presenta numa rede de mupis standard que integra 130 pontos estratégicos da Grande Lisboa, Amadora, Alfragide e Sintra, bem como através de um led digital 4×3 no Saldanha.
De acordo com a Lusíadas Saúde, esta campanha pretende não apenas “combater o estigma em torno das doenças mentais, mas também oferecer esperança e apoio a todos os que estão a enfrentar momentos difíceis, incentivando-os a procurar ajuda para lidar com os seus problemas”. “Ciente desta realidade e comprometida com a aposta na saúde mental dos portugueses, a Lusíadas Saúde pretende sensibilizar para uma problemática cada vez mais premente através de uma campanha diferenciadora que encoraja as pessoas a falar sobre estes temas difíceis e a procurar ajuda nos momentos críticos, destacando que desse acompanhamento pode nascer esperança, novas memórias e oportunidades”, acrescenta o grupo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 800 mil pessoas morram por suicídio anualmente, e que em 90% dos casos estas pessoas apresentavam sintomas ou doenças mentais. Em Portugal, calcula-se que três pessoas se suicidem diariamente.