Fã da Nike? Foi aberto o cofre do design ultra-secreto da marca e que vai poder ser visto por todos
O espaço que alberga o Departamento de Arquivos da Nike (DNA), abriu pela primeira vez ao público. Esta foi a oportunidade de um grupo de curadores analisar 200.000 artefactos raros, que acompanham décadas de inovação em design, para uma nova exposição sobre a rica história do design da marca.
O Vitra Design Museum em Rhein, na Alemanha, vai receber a Nike: Form Follows Motion, onde estes tesouros, há muito protegidos, vão ser mostrados.
A decorrer de 21 de Setembro de 2024 a Maio de 2025, a exposição oferece um vislumbre íntimo da evolução da Nike, desde os primórdios em 1964 até à posição actual da empresa desportiva mais famosa do mundo.
Os visitantes podem esperar ver tudo, desde o esboço original do icónico logótipo swoosh até os protótipos experimentais que nunca chegaram a ser produzidos.
Com curadoria de Glenn Adamson, a retrospectiva explora a forma como a Nike moldou – e foi moldada por – o mundo mais vasto do desporto e da cultura.
Partilhando as suas ideias sobre o projecto, Mateo Kries, director do Vitra Design Museum, refere: «Quando abordámos a Nike, ficámos a saber mais sobre o seu incrível arquivo de design – um enorme tesouro que nunca tinha sido apresentado numa exposição. Foi assim que nasceu a ideia desta exposição. A mostra oferece uma oportunidade única de nos concentrarmos no design através da lente de uma única marca e de apresentar objectos fascinantes que ilustram o processo de desenvolvimento do design – alguns dos quais nunca foram mostrados antes.»
Para os que não puderem viajar até à Alemanha, um livro complementar co-editado por Adamson, também intitulado Nike: Form Follows Motion, será lançado a 3 de Dezembro. Tal como a exposição, o livro vai para além do sucesso comercial da Nike e analisa o seu papel na inovação de ponta.