Se é utilizador do Waze ou do Google Maps, este artigo é para si

Já ninguém se lembra de como era a vida antes das aplicações de telemóvel. Como é que se chegava aos locais sem a ajuda do Google Maps ou do Waze? Lembra-se?

A verdade é que estes mapas virtuais oferecem uma quantidade incalculável de informações, não só sobre o trajecto, mas também sobre as empresas, os monumentos e locais por onde se passa numa viagem.

A aplicação de referência neste sector é o Google Maps, mas pouco a pouco o Waze tem vindo a ganhar caminho, com funções diferenciadas. Isto chegou ao ponto de, para evitar problemas de fuga de utilizadores, a Google comprar o Waze – em 2013, por 1,1 mil milhões- e, desde então, ambas as aplicações continuarem a funcionar, com algumas diferenças, mas na mesma direcção.

Não há dúvida de que o Google Maps é mais completo do que o Waze, até porque este último foi concebido de propósito para a navegação durante a condução. O Waze tem como trunfo o facto de oferecer informações, em tempo real, sobre tudo o que acontece na estrada.

Avisos sobre acidentes, presença policial, engarrafamentos ou radares de velocidade são informações básicas mas que, se se souberem em tempo real podem facilitar (em muito) as viagens dos utilizadores. Ora, esta função do Waze fez com que utilizadores migrassem do Google Maps para o Waze.

No entanto, agora, e segundo um comunicado da própria empresa, a Google Maps também vai ter disponíveis as estas informações. Através de uma nova funcionalidade, o utilizador pode, durante a navegação, reportar acidentes, engarrafamentos, controlos policiais, radares e radares de velocidade, obras rodoviárias, estradas fechadas, veículos avariados e a presença de objectos na estrada.

Em simultâneo, o Google Maps introduz a função de guia de percurso, uma funcionalidade que lhe permite saber onde fica a entrada de um edifício ou onde existem parques de estacionamento nas proximidades, por exemplo.

No que diz respeito às novas funcionalidades do Waze, a verdade é que a Google não está a fazer grandes esforços para o renovar. Ainda assim, introduziu duas novas funcionalidades. A primeira é que agora, enquanto se conduz, o Waze também avisa sobre as câmaras inteligentes nas cidades: além de registarem a sua velocidade também o avisam se passou um semáforo, se não está a usar o cinto de segurança ou se está a usar o telemóvel enquanto conduz.

A outra nova funcionalidade permitirá aos utilizadores do Waze receber informações sobre grandes eventos que podem afectar o trânsito, como concertos, desfiles, eventos desportivos e outros espectáculos. Todas estas novas funcionalidades estarão disponíveis em todo o mundo e chegarão nos próximos dias, por isso, fique atento às actualizações da aplicação.

Artigos relacionados