Abandono do carrinho custa aos retalhistas digitais 120 mil milhões de euros, mas há forma de resolver o problema
No competitivo mundo do comércio electrónico, muitos retalhistas continuam a enfrentar o desafio do abandono de carrinho (quando um cliente adiciona itens ao cesto de compras digital, mas não finaliza o processo), um problema que resulta em perdas significativas de receitas. Com uma taxa média de abandono de carrinho a rondar os 70%, estima-se que os retalhistas nos Estados Unidos percam mais de 130 mil milhões de dólares (cerca de 120 mil milhões de euros) em receitas anualmente.
O abandono do carrinho ocorre frequentemente quando os consumidores encontram obstáculos durante o processo de checkout, como taxas de envio inesperadas, exigências de início de sessão ou problemas de pagamento. Kartik Ramachandran, vice-presidente de Produto da Bolt, uma empresa líder em tecnologia de checkout (não está relacionada com a plataforma de micromobilidade), sublinha que este fenómeno representa uma oportunidade perdida para os retalhistas. «Vemos a intenção do cliente em comprar, mas a desistência final é decepcionante», diz, citado pela Retail Dive.
Para combater este problema, o profissional sugere várias estratégias que os retalhistas podem adoptar para melhorar a experiência de checkout e reduzir o abandono do carrinho. Entre estas estão a apresentação antecipada das taxas de envio, a oferta de opções de checkout como convidado e a disponibilização de múltiplos métodos de pagamento.
Além disso, destaca a importância de personalizar e simplificar a experiência de compra. O responsável acredita que reconhecer os clientes logo no início da sua visita ao site e personalizar as suas interacções pode melhorar significativamente a probabilidade de concluírem uma compra. «Os retalhistas que não personalizam a experiência estão a perder pistas valiosas dadas pelos clientes.»