Peter Schmidt tem nova identidade visual para mostrar como a tecnologia pode amplificar as ideias humanas

A agência de branding e design alemã Peter Schmidt tem uma nova assinatura – “Amplified Imagination” –, que tem como grande objectivo final amplificar o poder das ideias e da criatividade. Mas as novidades não se ficam por aqui, já que a empresa que chegou a Portugal há dois anos apresenta também uma identidade visual renovada.

O elefante que faz parte do símbolo da empresa desde 1972 mantém-se, mas a ele juntam-se outros, mais detalhados, expressando o foco na diversidade. Sob a liderança de Pedro Vilar em Portugal, a Peter Schmidt tem vindo a trabalhar com marcas como Delta Cafés, Nivea ou Schwarzkopf e o futuro promete trazer mais parcerias.

Dois anos depois da chegada da agência a Portugal, o que leva a esta mudança de imagem e assinatura?

Este é um rebranding da Peter Schmidt Group a nível global e não apenas do estúdio de Lisboa, pelo que não está directamente relacionado com a nossa abertura em Portugal.

No entanto, os objectivos globais desta actualização da nossa identidade também se estendem logicamente à nossa presença em Portugal: tal como trabalhamos na renovação e adaptação constante das marcas dos nossos clientes aos desafios do presente e do futuro para que se mantenham actuais, relevantes e reflictam a qualidade e inovação em produtos e serviços que oferecem, também nós, enquanto agência, temos de fazer o mesmo com a nossa própria marca.

Que impacto pretendem ter junto dos actuais e futuros clientes com a nova identidade visual?

O que estamos a comunicar a actuais e potenciais clientes com este refresh da nossa identidade e assinatura, que reflectem a nossa visão e posicionamento, é que estamos totalmente preparados para acompanhá-los nos desafios que as suas marcas possam enfrentar, hoje e no futuro.

Estamos a presenciar uma era de transformação constante, acelerada e potenciada pelas inúmeras possibilidades que os avanços tecnológicos abrem à criatividade e, consequentemente, à expressão das marcas. As possibilidades continuam a ser iguais para todos e, sem a criatividade, os resultados que delas obtemos serão similares e não diferenciadores. O que faz e continuará a fazer a diferença são as ideias.

As marcas relevantes no futuro são aquelas que são realmente diferenciadoras, repletas de personalidade e carácter e estas só podem ser desenvolvidas por seres humanos, dotados de empatia e criatividade. É precisamente isto que reflecte o nosso conceito “Amplified Imagination”: a tecnologia não substitui o papel único da criatividade, mas pode, sem dúvida, servir como um valioso amplificador das ideias humanas e é isso que trazemos para todo o universo do Brand Design.

Que balanço fazem destes dois anos de operação em Portugal?

O balanço é sem dúvida muito positivo. Estamos muito contentes com o caminho de evolução e crescimento que fizemos ao longo destes dois anos e com todo o trabalho e projectos que temos desenvolvido. O objectivo foi sempre estender a presença internacional da agência e, a partir da criação de uma equipa em Portugal, ampliar ainda mais a interacção entre diferentes culturas e experiências, porque acreditamos que isso beneficia enormemente o resultado criativo e a qualidade do design que oferecemos.

Ao contrário da maioria das multinacionais nesta área, o nosso objectivo nunca foi criar mais um escritório focado apenas no negócio local, mas sim um estúdio alimentado pela colaboração, de onde podemos liderar e contribuir para projectos internacionais, beneficiando simultaneamente dessa experiência internacional obtida com o trabalho para marcas globais, para trazer esse expertise e poder oferecê-lo às marcas portuguesas.

Oferecemos assim aos nossos designers e à nossa equipa em Portugal a possibilidade de trabalharem com marcas internacionais, enquanto beneficiamos do know-how de outras equipas internacionais para aplicar às marcas nacionais. Funcionamos como uma única família, uma única Peter Schmidt Group, e estamos muito felizes com a nossa presença em Portugal.

Quais são os projectos dos quais fizeram parte nestes dois anos que destacam?

A partir do estúdio de Lisboa desenvolvemos projectos para marcas nacionais e colaborámos igualmente no desenvolvimento de projectos para as marcas globais dos nossos clientes internacionais.

Das marcas nacionais temos sem dúvida de destacar todo o reposicionamento que temos vindo a construir com a Delta Cafés. Numa colaboração que se iniciou ainda antes da nossa abertura em Lisboa, começámos por redesenhar todos o packaging da marca presente em retalho, desde as principais referências de café moído e em grão, toda a gama Origens, a criação do novo lote Ritual, mas também toda a gama de Cafés Solúveis, a gama de Cerais e Misturas, o redesign de todo o portfólio da marca no segmento Horeca e outros produtos ainda em pipeline.

Estamos também a desenvolver projectos para clientes como a Sogrape ou a Sumol Compal, mas que ainda não podemos revelar.

A nível internacional, criámos toda a identidade da Younergy, uma marca suíça líder no sector de energia solar, e a nossa equipa tem estado envolvida em diversos projectos dos nossos clientes internacionais para marcas com a Nivea, Knauf, Holcim ou Schwarzkopf. A oportunidade de estarmos envolvidos em projectos de categorias tão diferentes e neste mix de clientes nacionais e estrangeiros é algo que muito nos satisfaz.