Uber “apanha boleia” dos Jogos Olímpicos para lançar campanha mundial

A Uber aproveita os Jogos Olímpicos para dar início à nova campanha internacional. São quatro filmes publicitários de 90 e 60 segundos, que estrearam na Cerimónia de Abertura do evento, enquanto os anúncios de 30 e 15 segundos serão transmitidos durante todo o período dos Jogos.

Um dos anúncios começa com a música “Perfect Day”, de Lou Reed, com cenas de pessoas pouco felizes devido a planos cancelados e com a mensagem “Sometimes showing up makes all the difference”.

A mensagem centra-se na importância do encontro com os amigos e ilustra como os serviços de partilha de automóveis e de entregas podem ajudar. Em seguida, “I Want to Hold Your Hand”, dos Beatles, é a banda sonora de uma série de momentos alegres de pessoas em contacto.

Jill Hazelbaker, directora de marketing da empresa, diz que a motivação por detrás desta campanha tem tudo a ver com aparecer – algo com que os atletas, os treinadores e o cidadão comum se podem identificar universalmente. «Isto é especialmente importante para a Uber, porque a forma como os nossos clientes nos vêem tem um impacto enorme na nossa capacidade de lançar novos produtos e operar o negócio em todo o mundo», diz. E por que não ver esse objectivo num dos maiores palcos do mundo?

Além do slogan, a campanha da Uber apresenta um novo som característico no final do anúncio. Hazelbaker acrescenta que os Jogos Olímpicos são «uma altura oportuna para apresentar [o som] ao mundo. Pensamos que provoca a sensação de antecipação positiva que todos sentimos quando carregamos num botão e sabemos que uma boleia ou entrega está a caminho». Num comunicado, a empresa revelou que este novo som será integrado na aplicação nos próximos meses.

Estrear novas funcionalidades e um slogan pode ser assustador para os empresários num sentido normal, quanto mais perante uma audiência global. Mas a Uber não é alheia a grandes palcos. A empresa realizou muitas campanhas para eventos como a Super Bowl, a Fórmula 1 e estreias de filmes como “Inside Out 2”, e conseguiu a participação de celebridades como Idris Elba, Michael Cera e Jennifer Aniston.

De acordo o Center for Law and Economics of Sport, as viagens europeias têm crescido e espera-se que Paris receba 15 milhões de visitantes durante as duas semanas e meia dos Jogos Olímpicos. «Esta é uma oportunidade para a Uber ‘aparecer’ para os seus clientes», conclui Hazelbaker.

 

 

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