Prime Video tem uma nova imagem e sugestões de conteúdo alimentadas por IA

A Amazon tem novidades na sua plataforma de streaming, Prime Video, que conta agora com um novo design e ferramentas de sugestão personalizada de conteúdo, conseguidas através da inteligência artificial.

As principais mudanças têm a ver com a navegação, em que, segundo um comunicado da empresa, os clientes terão à sua disposição uma forma mais intuitiva de procurar novos títulos e de subscrever ou de alterar assinaturas. Tudo à distância de alguns cliques e utilizando apenas um login.

No mesmo comunicado, Kam Keshmiri, vice-presidente de Design da Prime Video, conclui que, com base no feedback dos clientes, «muitos estão à procura de uma experiência de streaming mais intuitiva.»

Está disponível uma nova barra de navegação, que permite aos utilizadores pesquisar filmes, programas de TV, desporto e transmissões online com uma única subscrição Prime sem custos adicionais. Por outro lado, logo abaixo da barra de navegação, foi introduzido um ecrã que roda e mostra os conteúdos que podem ser visualizados, alugados ou comprados, bem como diferentes promoções que incluem ofertas para os utilizadores do seu serviço pago.

Também com esta actualização é possível navegar, registar e gerir subscrições adicionais activadas directamente a partir da barra de navegação, que agora introduz uma secção para este fim. Haverá ainda novas opções de serviços de subscrição que serão recomendados tendo em conta o histórico de preferências dos utilizadores.

Aliás, a Amazon reconheceu que as recomendações personalizadas sempre foram uma preocupação para a empresa: as melhorias nas características de personalização, que foram criadas com a ajuda de IA generativa, tornarão mais fácil encontrar o conteúdo mais relevante”.

Para potenciar esta experiência, a plataforma utiliza o Amazon Bedrock, um serviço da Amazon Web Services (AWS) destinado a construir e escalar aplicações alimentadas por esta tecnologia com modelos fundamentais.

Também houve alteração na forma como se visualizam os logotipos do Prime e das subscrições complementares (Starz, Crunchyroll, etc.), para que, quando se escolhe um filme ou programa de televisão, se saiba de onde vem o conteúdo.

Além disso, as sinopses de novos programas e filmes podem ser revistas mais rapidamente, sem ter de aceder à lista de produtos, uma funcionalidade para a qual a Prime Video utiliza grandes modelos de linguagem (LLM). A Prime Video optimizou a experiência em todos os dispositivos, incluindo os modelos mais antigos.

Por último, a Amazon garantiu que estas actualizações são apenas o início: “Continuaremos a melhorar a experiência do utilizador para que possa navegar e descobrir novos conteúdos sem problemas.”

Artigos relacionados