Afinal, a Google já não vai pôr fim às cookies. E agora?

Depois de anos de antecipação e preparação para um mundo sem cookies de terceiros, a Google anuncia agora que, afinal, já não vaia acabar com as cookies de terceiros (thrid-party) no seu browser Chrome.

Os cookies são pequenos fragmentos de código que os sites fornecem ao browser de um utilizador e que permanecem quando este visita outros sites. Esta prática tem alimentado grande parte do ecossistema de publicidade digital, proporcionando a capacidade de rastrear os utilizadores em vários sites para direccionar os anúncios.

O primeiro deadline para o fim das cookies era 2022, altura em que a Google já teria uma solução para contornar o problema dos anunciantes, que se materializou na forma do Privacy Sandbox, um projecto que protegia a privacidade dos utilizadores e que permite manter o conteúdo disponível na internet.

Porém, em 2021 a gigante tecnológica estendeu a data inicialmente prevista, já que os anunciantes precisavam de mais tempo para fazer a transição para um mundo sem cookies.

No início desta semana foi então anunciado que, tendo em conta o feedback recebido dos profissionais da publicidade, assim como dos reguladores, seria colocado um ponto final no fim das cookies de terceiros no Chrome.

A empresa afirmou que, através de testes, se apercebeu de que a transição exigia “um trabalho significativo por parte de muitos participantes” e teria impacto nos editores, anunciantes e praticamente todos os envolvidos na publicidade.

«Em vez de eliminarmos os cookies de terceiros, pensámos em introduzir uma nova experiência no Chrome que permite às pessoas fazerem uma escolha informada que se aplica a toda a sua navegação na web, que pode ser ajustada a qualquer altura», escreve Anthony Chavez, VP da Privacy Sandbox, num post da Google. «Estamos a discutir este novo caminho com os reguladores e iremos colaborar com a indústria à medida que o formos implementando.»

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