Arrebita Idanha Bio: este fim de semana começa o único festival na Europa com certificação biológica

Ljubomir Stanisic e Marlene Vieira são os cabeça de cartaz de uma lista de 50 chefs de cozinha nacional que vão dar sabor ao festival gastronómico Arrebita Idanha Bio. Um evento que começou em 2020, em plena pandemia, e que continua a dar provas.

Há quem acredite que é na dificuldade que surgem as grandes oportunidades, mito ou crença, certo é que para a Amuse Bouche, uma agência de comunicação especializada em gastronomia, a adversidade acabou por indicar um novo caminho. “Estávamos em plena pandemia e o sector da restauração encontrava-se completamente parado. Aqui, e no resto do mundo. Foi uma época de uma enorme angústia. Nós, enquanto agência, não baixámos os braços e resolvemos dar resposta a esta realidade criando o Festival Arrebita. O nome é, aliás, sinónimo do que se estava a viver. Era preciso arrebitar, erguer o sector,” explica Ana Músico, CEO da empresa.

A primeira edição aconteceu no Algarve, em Portimão. “O objectivo era fazer algo que fosse fora dos grandes centros urbanos. Pretendíamos que fosse popular, acessível e, acima de tudo gratuito,” explica a empresária. A 1ª edição do Arrebita foi um sucesso e a Amuse Bouche percebeu o potencial que esta ideia de recurso tinha.

Estavam lançadas as primeiras pedras de um projecto que se multiplicou por outras regiões do País. Entre elas, Idanha-a-Nova, na raia de Espanha, e que já é uma referência para este festival. Este ano, aliás, aumentou a fasquia.

Na 5ª edição do evento nesta vila, o Arrebita Idanha Bio surge integrado na Feira Raiana, que dura 10 dias, e onde estarão presentes mais de 50 chefs. “Durante todo o festival serão servidos pratos confeccionados pela mão de chefs nacionais a um valor único, e transversal, de 7 euros. É uma oportunidade que poucas vezes surge, tendo em conta que muitos dos cozinheiros presentes são chefs de renome internacional, alguns com estrelas Michelin”, explica Paulo Barata, director do Arrebita“É importante referir que, ao contrário de outras edições, em que a entrada no festival era totalmente gratuita, desta vez, existe o pagamento do bilhete da Feira Raiana, uma vez que estamos inseridos dentro desse evento,” ressalva.

Mas há mais. Desta vez, o Arrebita tem um objectivo: chegar ao ouro na certificação biológica. “90% dos produtos utilizados no festival são biológicos certificados. Temos todos os chefs num esforço incrível, através da escolha dos produtos de confecção, para que essa certificação seja elevada a ouro”, acrescenta Paulo Barata.

A sustentabilidade e biológico são as duas grandes bandeiras do evento. Nas conferências da Feira Raiana vão estar presentes algumas das personalidades mais importantes, a nível mundial na área da sustentabilidade.

A XXIV Feira Raiana, com o Arrebita Idanha Bio, acontece em Idanha-a-Nova entre 26 de Julho e 4 de Agosto com o tema “Uma saúde, um planeta”. E para que a festa seja completa, ao longo dos 10 dias, haverá muita música com 25 concertos de artistas nacionais, em cinco palcos diferentes.